SóProvas


ID
3442276
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sabe-se que os agravos bucais mais prevalentes na população brasileira são a cárie e as doenças periodontais. O controle do biofilme e do consumo de açúcares, o uso adequado do flúor e visitas periódicas ao dentista contribuem para a redução da prevalência e da severidade desses agravos em saúde bucal. O índice que permite avaliar a efetividade dos programas de atendimento odontológico, bem como a utilização de serviços odontológicos, é o Índice

Alternativas
Comentários
  • Dentre os indicadores que podem ser analisados, destacam-se o ceo-d (dentição decídua), o CPO-D (dentição permanente) e o Índice de Cuidados Odontológicos. O Índice de Cuidados Odontológicos possibilita avaliar a efetividade dos programas de atendimento odontológico, bem como a utilização de serviços odontológicos.

  • O Índice de Necessidade de Tratamento Odontológico (INTO) é um instrumento de Vigilância Epidemiológica utilizado com a finalidade de planejamento das ações de saúde bucal, subsidiando o agendamento para o atendimento individual e orientando a frequência da participação nos procedimentos coletivos, permitindo a organização do acesso aos serviços odontológicos com equidade.

    São seis escores que variam de 0 a 5, sendo a ordem de priorização decrescente para encaminhamento para o tratamento clínico:

    Índice de necessidades de tratamento odontológico:

    0 -> Sem nenhuma necessidade de restauração ou extração

    1 -> De 1 a 3 necessidades de restauração ou extração

    2 -> De 4 a 8 necessidades de restauração ou extração

    3 -> Mais de 8 necessidades de restauração ou extração

    4 -> Doença periodontal generalizada (adultos)

    5 -> Necessidade de exodontias múltiplas (adultos)