SóProvas


ID
3442774
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mauá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

                               De veleiro para Conferência da ONU


      Há três semanas, desembarcou em um porto de Nova York para participar da Conferência do Clima da ONU, que começa no sábado (21). Ela cruzou o atlântico em um veleiro oferecido por Pierre Casiraghi, filho da princesa Caroline de Mônaco, que colocou à sua disposição o “Malizia II”, uma embarcação com “zero emissão de carbono”.

                                              (G1. https://glo.bo/2B7lCn1. Publicado em 20.09.2019)


O texto se refere à ativista

Alternativas
Comentários
  • Uma das alternativas indica o nome da ativista ambiental que utilizou o veleiro de Casiraghi,  filho da princesa Caroline de Mônaco para atravessar o Atlântico e aportar em Nova York para uma conferência de Meio Ambiente, promovida pela ONU. Mais especificamente sobre a questão do clima.
    O que é interessante nas proposições desta questão é que referem-se especificamente ao ativismo feminino em várias áreas da agenda internacional. Isto demonstra uma preocupação com assuntos relevantes na atualidade. 
    No entanto, demanda um conhecimento mais específico que , felizmente, não é de difícil acesso. É possível obter dados através da mídia digital. 

    A) INCORRETA - Carola Rackete não é ativista ambiental. Ela ficou conhecida por furar o bloqueio italiano em junho de 2019, no comando do navio humanitário Sea-Watch 3 e desembarcou refugiados na costa da Itália.

    B) INCORRETA - Edna Adan Ismail, da Somália, é ativista e pioneira na luta para a eliminação da mutilação genital feminina. Ela também é Presidente da Organização para as Vítimas de Tortura.

    C) CORRETA - Greta Thunberg foi a ativista que usou o veleiro. A sueca combate veementemente o aquecimento global e denuncia a crise climática. 

    D) INCORRETA - Shackelia Jackson é ativista jamaicana de Direitos Humanos.

    E) INCORRETA - Jacinda Ardern é a Primeira Ministra da Nova Zelândia e líder do Partido Trabalhista do país desde 2017.


    GABARITO DA PROFESSORA: C.