Como em qualquer jogo democrático, nem sempre compreendido, há um “toma lá dá cá". Ele é muitas vezes, confundido com corrupção, até mesmo porque no Brasil, infelizmente, este jogo vem sendo, ao longo de nossa história política, acompanhado pela ... corrupção. Mas, a ideia é de troca. Troca entre legislativo e executivo. Troca entre as esferas federal e estaduais. A troca apresentada é: o apoio das bancadas dos estados à reforma da previdência proposta pelo governo federal levaria à proposição de como dividir a renda obtida pela concessão de exploração dada pelo governo federal.
A pergunta que se faz é: de onde vieram estes recursos? Qual é a cessão onerosa feita?
A) INCORRETA. O nióbio já é explorado em Araxá e, exportado de MG, que abastece 75% do mercado mundial. Não há mercado para mais nióbio. Os 25% restantes são preenchidos por minas canadenses e de uma mina em GO, explorada por uma companhia chinesa. Além de não haver comprovação de sua existência no NE
B) INCORRETA. Há mineração ilegal em terras dos nativos. Ainda tramita no congresso projeto de lei para autorizar tal exploração, o que tem a oposição dos povos das florestas, seus apoiadores e, dos ambientalistas.
C) CORRETA. Embora a exploração do petróleo do pré sal ainda esteja engatinhando, a venda dos possíveis excedentes de produção gerou, a priori, bilhões de reais.
D) INCORRETA. Os lucros com a exportação da soja são privados e não públicos. Por conseguinte, não podem entrar na negociação entre federação e estados!
E) INCORRETA. As dívidas de alguns países estrangeiros com o BNDS não foram pagas. Estão em atraso Moçambique, Venezuela e Cuba.
RESPOSTA : ALTERNATIVA C