A questão trata de subsídios e taxação alfandegária à produtos de determinadas empresas, o que afeta seus preços no mercado internacional e talvez, a uma concorrência desleal. A entrada da questão não está muito clara pois não é possível distinguir com clareza qual é o setor industrial norte americano que está, em tese, sendo afetado pela l concessão ilegal de subsídios.
A questão pede para que seja apontada a empresa que recebeu os subsídios da União Europeia e que é concorrente de empresa dos EUA.
A) INCORRETA. A empresa Novartis é uma empresa suíça da área farmacêutica. A Suíça não faz parte da EU. Portanto, a Novartis não receberia subsídios.
B) CORRETA. A Airbus é uma empresa europeia com sede nos Países Baixos. Sendo regida pela UE enquanto tal, recebe subsídios da mesma . Além disso é concorrente da Boeing , dos EUA.
C) INCORRETA. A Nestlé é suíça, não fazendo parte da EU.
D) INCORRETA. A Siemens é uma empresa alemã, regida por leis alemãs e poderia receber subsídios da Alemanha e não da EU.
E) INCORRETA. A Bayer, além de não ser concorrente de empresas norte americanas, pois é dominante em seu setor, é alemã e não recebe subsídios da EU.
RESPOSTA: ALTERNATIVA B