SóProvas


ID
3443020
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mauá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Organização Mundial de Comércio (OMC) decidiu, no início do mês de outubro, autorizar os Estados Unidos a imporem tarifas de importação sobre US$ 7,5 bilhões em produtos europeus por causa de subsídios ilegais concedidos pela União Europeia (UE) a uma empresa concorrente da estadunidense.


      (Folha de S. Paulo – https://bit.ly/30RxRyr – Acesso em 07.10.2019. Adaptado)



Os EUA acusam a UE de conceder subsídios à

Alternativas
Comentários
  • gab B

    A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou formalmente os Estados Unidos nesta segunda-feira a impor tarifas sobre até 7,5 bilhões de dólares em importações de bens da União Europeia, após a decisão de arbitragem sobre um caso envolvendo subsídios à fabricante de aviões Airbus...

  • A União Europeia concedeu subsídios considerados ilegais à Airbus

    fonte: g1.globo.com

  • A questão trata de subsídios e taxação alfandegária à produtos de determinadas empresas, o que afeta seus preços no mercado internacional e talvez, a uma concorrência desleal. A entrada da questão não está muito clara pois não é possível distinguir com clareza qual é o setor industrial norte americano que está, em tese, sendo afetado pela l concessão ilegal de subsídios. A questão pede para que seja apontada a empresa que recebeu os subsídios da União Europeia e que é concorrente de empresa dos EUA.
    A) INCORRETA. A empresa Novartis é uma empresa suíça da área farmacêutica. A Suíça não faz parte da EU. Portanto, a Novartis não receberia subsídios.
    B) CORRETA. A Airbus é uma empresa europeia com sede nos Países Baixos. Sendo regida pela UE enquanto tal, recebe subsídios da mesma . Além disso é concorrente da Boeing , dos EUA.
    C) INCORRETA. A Nestlé é suíça, não fazendo parte da EU.
    D) INCORRETA. A Siemens é uma empresa alemã, regida por leis alemãs e poderia receber subsídios da Alemanha e não da EU.
    E) INCORRETA. A Bayer, além de não ser concorrente de empresas norte americanas, pois é dominante em seu setor, é alemã e não recebe subsídios da EU.

    RESPOSTA: ALTERNATIVA B