SóProvas


ID
344332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Transição demográfica é o processo de mudança da estrutura etária de uma população no sentido do seu envelhecimento, e a transição epidemiológica é a mudança observada no perfil de adoecimento e morte de uma população, no sentido ou como consequência do seu envelhecimento. Acerca desses dois fenômenos, julgue os seguintes itens.

A queda da fecundidade e o aumento da mortalidade geral são fatores determinantes para a transição demográfica.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro seja quenda na taxa de natalidade e não fecundidade.

  • O erro está na afirmação do "aumento da mortalidade".

  • O próprio enunciado da questão traz "é um processo de mudança"

    são fatores, sim! e importantissímos, porém, não determinantes !

    Pois depende de um conjunto de fatores maior que só a queda e o aumento.

    A transição demográfica acontece em quatro fases distintas. Veja!

    • Pré-Transição - Explosão Demográfica - Desaceleração das Taxas de Natalidade - Estabilidade -

     

    A primeira fase do processo de Transição Demográfica é a Pré-Transição, quando a população se encontra em um Estágio de Equilíbrio entre as taxas de Natalidade e Mortalidade. Entretanto, esse equilíbrio se dá por meio da Elevação Dessas Taxas. Ou seja, à medida que Nascem Muitas pessoas, Muitas também Morrem.

     

    Na segunda etapa da Transição Demográfica ocorre um fenômeno conhecido como Explosão (ou “boom”) Demográfica. Ou seja, em um curto período de tempo a população cresce a níveis exponenciais. Ao contrário de outras teorias, a transição demonstra que esse processo não acontece pelo aumento das taxas de natalidade, mas sim pela Diminuição da Mortalidade. Isso se dá, principalmente, por meio das melhorias sociais nos campos da saúde, saneamento e outros.

     

    Na sequência – Ao longo do processo de desenvolvimento das sociedades, tende-se à entrada em uma fase de Desaceleração das Taxas de Natalidade. Isso é explicado, principalmente, pela difusão de ideias como o planejamento familiar, a entrada feminina no mercado de trabalho, a urbanização, o aumento do custo de vida, entre outros fatores. Em síntese, um gradativo e constante Declínio da Quantidade de Nascimentos, ao passo que a queda da Mortalidade começa a entrar em um processo de Estabilização.

     

    Por fim, a última fase da Transição Demográfica se dá quando a sociedade atinge a Estabilidade. Esse cenário equivale ao Equilíbrio das Taxas de Natalidade e Mortalidade em Patamares Muito Mais Baixos que no Início do Processo, apesar de uma ou outra oscilação conjuntural. Nesse panorama, o crescimento populacional está contido e controlado. Apesar disso, a população atinge, nessa etapa, um processo de Envelhecimento Populacional, com Elevada Expectativa de Vida e Baixas Taxas de Natalidade. O resultado é uma sociedade que enfrenta maiores gastos em previdência e saúde, além de queda na população economicamente ativa.