SóProvas


ID
3444520
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O estado do Espírito Santo registrou uma diminuição de 10% do número de casos de aids entre 2017 e 2018. Apesar disso, houve um aumento de 43% de casos de HIV / Aids entre os jovens entre 15 e 29 anos entre os anos de 2014 e 2017. O que define se uma pessoa é somente portadora do HIV ou se é doente de aids é o número de células CD4 por mm3 de sangue. Contagens baixas dessas células deixam o organismo susceptível a infecções oportunistas. Algumas manifestações bucais são consideradas preditoras da progressão para aids. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas manifestações.

Alternativas
Comentários
  • A leucoplasia pilosa é causada pelo vírus Epstein-Barr e geralmente está associada à infecção pelo HIV ou outras condições imunossupressoras. 

    O clínico deve estar sempre vigilante na busca por outros sinais e sintomas de imunossupressão. A candidíase palatina ou a leucoplasia pilosa oral relacionada ao HIV podem ser facilmente negligenciadas em um paciente com GUN. O nível de atenção adequado deve ser direcionado para o exame do tecido mole oral, especialmente nos pacientes com infecções como a GUN que estão relacionadas à imunossupressão. Além disso, uma investigação completa das causas de base da imunossupressão deve ser feita nos pacientes cujas condições sejam resistentes à terapia normal.

    NEVILLE, Brad W. et al. Patologia oral e maxilofacial. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 912 p.

  • A leucoplasia oral pilosa é uma das manifestações orais mais comuns na AIDS, com valor diagnóstico e prognóstico. Manifesta-se clinicamente como uma placa branca, caracteristicamente não removível através de raspagem, com localização preferencial nas bordas laterais da língua, podendo ser uni- ou bilateral. A superfície pode apresentar-se plana, corrugada ou pilosa, sendo seus aspectos clínicos característicos, porém não patognomônicos.