SóProvas


ID
3444892
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente do sexo masculino, 33 anos, apresenta monoartrite crônica de joelho esquerdo sem diagnóstico etiológico definido. Realizou ampla investigação com exames laboratoriais e de imagem, os quais se apresentaram todos normais. Ao perguntar mais a fundo ao paciente, ele relata que apresentou, há algumas semanas, um quadro de paralisia facial periférica unilateral e notou uma lesão de pele localizada atrás do joelho que desapareceu em poucas semanas. Paciente mostra foto da lesão com bordo eritematoso e centro claro. Levando em consideração uma etiologia infecciosa para o quadro apresentado, qual é o diagnóstico mais provável para esse paciente?

Alternativas
Comentários
  • DOENÇA DE LYME

     Zoonose transmitida por carrapatos e causada pela bactéria (Borrelia burgdorferi), caracterizada por pequena lesão cutânea, expansiva, única ou múltipla, do tipo mácula ou pápula de coloração avermelhada no local em que o carrapato sugou o sangue, denominada de eritema crônico migratório (EM).

    .

     Dias após o estabelecimento do EM, manifestações clínicas iniciais como mal-estar, febre, cefaleia, rigidez de nuca, mialgias, artralgias migratórias e linfadenopatias muitas vezes estão presentes. Pode durar várias semanas, nos casos em que o tratamento não é instituído. Nessas situações, semanas ou meses após podem surgir manifestações neurológicas (15% dos casos), tais como meningite asséptica, encefalite, coreia, neurite de pares cranianos (incluindo a paralisia facial bilateral).

    Doenças Infecciosas e Parasitárias: Guia de bolso, 2008 | MINISTÉRIO DA SAÚDE.

    .