SóProvas


ID
3446602
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na área de abrangência da UBS foi notificado um caso suspeito de sarampo e o bloqueio vacinal foi desencadeado. De acordo com o Ministério da Saúde (2017), essa ação deve ser realizada observando o seguinte aspecto:

Alternativas
Comentários
  • Contatos com idade a partir dos 6 meses até 11 meses e 29 dias devem receber uma dose da vacina tríplice viral. Esta dose não será válida para a rotina de vacinação, devendo-se agendar a dose 1 de tríplice viral para os 12 meses de idade e a dose de tetraviral para os 15 meses de idade. Alternativa A está correta. 

    Contatos acima de 50 anos de idade que não comprovarem o recebimento de nenhuma dose de vacina contendo componente sarampo devem receber uma dose de vacina tríplice viral. Alternativa B está errada. 

    A vacina contra varicela não é administrada no bloqueio vacinal. Alternativa C está errada. 

    A administração do bloqueio vacinal não é indiscriminada, deve ter mais de 6 meses de idade e considerar o histórico vacinal. Alternativa D está errada. 

    A vacinação de bloqueio deve ser realizada no prazo máximo de até 72 horas após o contato com o caso suspeito ou confirmado de sarampo. Alternativa E está errada. 

     

    Gabarito do Professor: Letra A 

     

    Bibliografia  
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde: volume único [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. – 3ª. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2019. 
  • BLOQUEIO VACINAL DE SARAMPO:

    • (D0) 6-11M (essa não deve constar no calendário vacinal)
    • 12M-49A (2 DOSES)
    • >= 50A (1 DOSE)