SóProvas


ID
3446650
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia a situação a seguir e responda a questão.


      D. M., sexo feminino, 48 anos de idade, diabética, sedentária, tabagista, foi atendida em consulta de enfermagem na Unidade Básica de Saúde. Nessa ocasião teve os pés examinados, recebeu orientações quanto à importância do autoexame diário, recebeu a medicação para o próximo mês e foi encaminhada para o programa de abandono do tabagismo.

Ao final da consulta de D. M., a enfermeira registrou em prontuário, entre outros, o diagnóstico “Risco de perfusão tissular periférica ineficaz”.


Entre os fatores de risco para esse diagnóstico, se inclui:

Alternativas
Comentários
  • Fatores relacionados: Hipertensão, tabagismo, obesidade, sedentarismo, imobilidade  

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre tabagismo.

    O diagnóstico “Risco de perfusão tissular periférica ineficaz", no caso apresentado, tem como fatores de risco: ser diabético (neuropatia diabética), ser tabagista (letra E).


    A) Incorreto. Apenas ser do sexo feminino não é um fator de risco. Mas ele pode relacionar-se a outros como o uso de anticontraceptivos.

    B) Incorreto. Ter idade acima de 40 anos não é um fator de risco, apenas se ele estiver associado a outras condições.

    C) Incorreto. O uso de hipoglicemiante não é fator de risco. Ser diabético sim, pois relaciona ao risco de neuropatia diabética. 

    D) Incorreto. Ter nutrição inadequada esta relacionado a outros fatores como descontrole do diabetes, e não a perfusão ineficaz.

    Resposta do Professor:  E.

  • GABARITO: LETRA E