A educação em saúde é um processo educativo de construção de conhecimentos em saúde e requer o desenvolvimento de um pensar crítico e reflexivo, ou seja, vai muito além do processo assistencial. Alternativa A está errada.
As práticas de educação em saúde envolvem três segmentos de atores prioritários: os profissionais de saúde; os gestores; e a população que necessita construir seus conhecimentos e aumentar sua autonomia nos cuidados. Na educação em saúde profissionais e usuários aprendem todo do tempo, trocam experiências e conhecimento, ambos são responsáveis pelo manejo da doença. Alternativa B está errada.
Está correta a afirmação de que a educação em saúde deve estar presente nos serviços de saúde, públicos e privados, nos diferentes contextos (sociais, culturais, ambientais etc.). Alternativa C está correta.
Os profissionais de saúde normalmente não estão prontos para trabalhar com a educação em saúde é necessário que ocorra a educação permanente e a educação continuada. Alternativa D está errada.
A educação permanente deve ser aplicada no cotidiano da saúde e não apenas em situações de calmaria. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra C
Bibliografia
Falkenberg MB, Mendes TPL, Moraes EP, Souza EM. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, 19(3), 847-852, 2014.