SóProvas


ID
3446899
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A doença de Graves e tireoidite de Hashimoto são doenças autoimunes que atingem a tireoide. Laboratorialmente, essas duas doenças caracterizam-se, respectivamente, pela alteração nos seguintes exames laboratoriais:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     O anticorpo anti-receptor de TSH é uma proteína que se liga ao receptor de TSH (substância responsável pelo estímulo da glândula tiroide). O exame detecta a presença e quantidade de anticorpos deste tipo no sangue.  presença de quantidades elevadas de anticorpos indica doença autoimune, neste caso, doença de Graves.

    Mais de 90% dos pacientes com tireoidite de Hashimoto possuem anticorpos anti-TPO (antigamente chamado anticorpos anti-microssomal). Os anticorpos anti-TPO também estão presentes na doença de Graves, mas em menor frequência, ao redor de 75% dos casos.

  • Se liga nesse bizú forte:

    De maneira geral, pacientes com Graves vão apresentar o seguinte quadro laboratorial:

    TSH: baixo

    T3 e T4: elevado

    TRab: positivo

    ANTI-TPO: postivo

    TSI: Positivo (confirma o diagnóstico)

    Por conta da ação da imunoglobulina estimulante da tireoide (TSI), os pacientes com Graves apresentam hipertireoidismo, o que justifica o aumento de T3 e T4. Quanto ao TRab (anticorpo anti-receptor de TSH), ele vai se ligar ao receptor do TSH atuando como estimulante da glândula. O anticorpo anti-tireoperoxidase está positivo tanto na doença de Graves quanto na tireoidite de Hashimoto.

    Gostou? deixe seu LIKE