SóProvas


ID
3446938
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente masculino, 36 anos, apresentando aumento de volume lento e assintomático em mandíbula a direita; radiografia panorâmica de mandíbula demonstrando imagem multiloculada, mal delimitada, com aspecto radiolúcido e áreas calcificadas de tamanhos variados associadas a terceiro molar inferior incluso intra-lesional.


Assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica adequada para o caso descrito.

Alternativas
Comentários
  • tumor odontogênico calcificante: acomete mais adultos de meia idade 30-50 anos; radiograficamente, é vista como uma lesão mista( radiolúcida e radiopaca), unilocular ou multilocular, associado a um dente não erupcionado (+ inferior); a região posterior da mandíbula é a mais acometida. A principal característica é o aumento de volume lento e assintomático.

    fonte: estratégia concursos

  • O TOEC faz diagnóstico diferencial com o TOA. Este tem como característica ser em região anterior de maxila e associado ao canino superior, ultrapassando a JEC. Aquele acomete preferencialmente mandíbula, associando-se ao terceiro molar inferior incluso.

  • a) Fibroma ameloblástico: As margens radiográficas tendem a ser bem definidas e podem demonstrar corticais.

    b) Cisto dentígero: Radiograficamente, os cistos dentígeros demonstram uma área radiolúcida unilocular associada à coroa de um dente incluso, além isso as margens são bem definidas.

    c) TOA: Este tumor é incomum em pacientes com mais de 30 anos. Além disso, acomete mais regiões anteriores dos ossos gnáticos, sendo encontrado duas vezes mais na maxila do que na mandíbula.

    d) Mixoma: se apresenta como uma lesão radiolúcida uni ou multilocular, que pode deslocar ou causar a reabsorção dos dentes na região do tumor.As margens da lesão são em geral irregulares ou festonadas. Grandes mixomas da mandíbula podem apresentar o padrão radiolúcido em “bolhas de sabão”, que é indistinguível daquele observado nos ameloblastomas.