SóProvas


ID
3447202
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para o projeto hidráulico de um edifício de 23 pavimentos em que o reservatório de água se situa na cobertura sobre a caixa de escada, devem-se observar as pressões as quais serão submetidas as tubulações, as conexões, as válvulas e outros dispositivos. A não observância desses limites de pressões, que foram estabelecidos em norma, pode ocasionar ruídos, golpe de aríete, manutenção constante nas instalações e aumento do consumo de água.


Considerando esses fatores, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


(  ) Não deverá ser admitido valor de pressão estática superior a 40mca nos pontos de utilização.


(  ) Não será necessária a utilização de válvulas redutoras de pressão.


(  ) Em condições dinâmicas, a pressão da água no ponto de utilização da caixa de descarga pode ser até um valor mínimo de 5kPa.


(  ) A pressão de serviço não deve ultrapassar 60mca.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Com base na NBR 5626/98, temos:

    I - Não deverá ser admitido valor de pressão estática superior a 40mca nos pontos de utilização. Correto. Convertendo 40mca p/ Kpa, temos 400 Kpa, concordando com o item 5.3.5.3 da norma.

    II - Não será necessária a utilização de válvulas redutoras de pressão. Errado. Temos um edifício com 23 pavimentos, logo, se considerarmos um pé direito de 2.8m, teremos 64.4 metros de altura. A norma fala que a pressão estática máxima não deve ser superior a 40 M.C.A ou 4 Kpa, então para aliviar a pressão no pontos mais baixos desse edifício será necessário o uso de válvulas redutoras de pressão.

    III - Em condições dinâmicas, a pressão da água no ponto de utilização da caixa de descarga pode ser até um valor mínimo de 5kPa. Correto. Concordando com o item 5.3.5.1 da norma.

    IV - A pressão de serviço não deve ultrapassar 60mca. Correto. Pressão de Serviço: É a pressão máxima que podemos submeter um tubo ou qualquer outro dispositivo hidráulico. Segundo a NBR 5626 da ABNT, o fechamento de qualquer peça de utilização não pode provocar sobre-pressão em qualquer ponto da instalação que seja maior que 20 m.c.a acima da pressão estática neste ponto. É o mesmo que dizer que a pressão de serviço nunca deverá ultrapassar à 60 m.c.a, já que o resultado da pressão estática máxima (40 m.c.a) somada à máxima sobre-pressão (20 m.c.a) é de 60 m.c.a. Fonte:

    GAB. C

    Avante !

  • Essa questão está desatualizada, se atentem à nova versão da NBR de água fria.

  • Atualização NBR 5626/2020

    Em qualquer caso, a pressão dinâmica da água no ponto de utilização não pode ser inferior

    a 10 kPa (1 mca).

    6.9.3 Em qualquer ponto do sistema de distribuição, a pressão dinâmica da água não pode ser inferior a 5 kPa (0,5 mca), excetuados os trechos verticais de tomada d’água nas saídas de reservatórios

    elevados para os respectivos barriletes em sistemas indiretos.

    6.9.4 A pressão estática nos pontos de utilização não pode superar 400 kPa (40 mca).