-
Certo.
"Ao símbolo numérico utilizado para representar o assunto dá-se o nome de notação, que é o código numérico representativo de um conceito. Essa notação pode ser: a) simples ou pura: quando consiste de uma só espécie de símbolo, isto é, ou só números ou só letras; b) mista: quando constar de números e letras.
Além da notação da classificação, o livro leva ainda a notação do autor, como por exemplo, o número de Cutter; o conjunto desses dois símbolos chama-se Número de chamada. Este é, portanto, o endereço que localiza o livro na prateleira, individualiza o livro na coleção e pelo qual ele é requisitado e novamente reposto nas estantes." (SOUZA, 2004, p. 22).
SOUZA, Sebastião. CDU: como entender e utilizar a Edição-padrão Internacional em língua portuguesa. Brasília: Thesaurus, 2004. 109 p.
-
Rios e Cordeiro (2010) recorrem a Piedade (1983, p. 38) para definir a notação como:
[...] o conjunto de símbolos destinados a representar os termos da classificação, traduzindo em linguagem codificada o assunto dos documentos, e permitindo sua localização nas estantes, nos catálogos e nas tabelas de classificação.
Gab.: certo
RIOS, Elaine Rosa; CORDEIRO, Rosa Inês de Novais. Plano de classificação de documentos arquivísticos e a teoria da classificação: uma interlocução entre domínios do conhecimento. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte , v. 15, n. 2, p. 123-139, Aug. 2010 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362010000200009&lng=en&nrm=iso
-
Questão sobre conceitos gerais da CDU.
O número extraído da CDU usado na identificação de uma obra
é denominado notação. A notação pode ser simples ou pura, consistindo de um só
tipo de símbolo, ou mista, consistindo números e letras.
Logo, um número de classificação se torna uma notação a
partir do momento que ele é usado para classificar uma obra, seja usando um
número puro ou uma combinação de números da CDU e seus símbolos.
Gabarito do Professor: CERTO.