SóProvas


ID
3447475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de metadados, elementos adotados com frequência na Web contemporânea, julgue o próximo item.


Quanto às funções exercidas, os metadados podem ser classificados como administrativos, descritivos, de preservação, técnicos e de uso. Registros de exibição, sumário de reúso de versões e recursos de hardware e software são exemplos de metadados técnicos, ao passo que documentação e dados de segurança são exemplos de metadados de uso.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Gilliland (2016):

    Diferentes categorias de metadados e suas funções

    Administrativo ---> Metadados usados ​​no gerenciamento e administração de coleções e recursos de informação.

    Exemplos: Informações de aquisição e avaliação; Direitos e rastreamento de reprodução; Documentação de requisitos e protocolos legais, culturais e de acesso à comunidade; Informações de localização; Critérios de seleção para digitalização; Documentação de repatriamento digital.

    Descritivo ---> Metadados usados ​​para identificar, autenticar e descrever coleções e recursos de informações confiáveis ​​relacionados.

    Exemplos: Metadados gerados pelo criador e pelo sistema originais; Pacote de informações de envio; Registros de catalogação; Encontrar ajudas; Controle de versão; Índices especializados; Informação curatorial; Relacionamentos vinculados entre recursos; Descrições, anotações e alterações de criadores e outros usuários;

    Preservação ---> Metadados relacionados ao gerenciamento de preservação de coleções e recursos de informação.

    Exemplos: Documentação da condição física dos recursos; Documentação de ações tomadas para preservar versões físicas e digitais de recursos (por exemplo, atualização e migração de dados); Documentação de quaisquer alterações que ocorram durante a digitalização ou preservação.

    Técnico ---> Metadados relacionados a como um sistema funciona ou se comporta.

    Exemplos: Documentação de hardware e software; Informações processuais geradas pelo sistema (por exemplo, roteamento e metadados de eventos); Informações técnicas de digitalização (por exemplo, formatos, taxas de compressão, rotinas de dimensionamento); Rastreamento de tempos de resposta do sistema; Dados de autenticação e segurança (por exemplo, chaves de criptografia, senhas).

    Uso ---> Metadados relacionados ao nível e tipo de uso de coleções e recursos de informação.

    Exemplos: Registros de circulação; Registros de exposições físicas e digitais; Rastreamento de uso e usuário; Reutilização de conteúdo e informações multiversioning; Pesquisar registros; Metadados de direitos.

    Gab. Errado

    Gilliland, A.J. Setting the stage. In: Baca, M. Introduction to metadata. 3rd. ed. Los Angeles: Getty Publications, 2016. Disponível em: http://www.getty.edu/publications/intrometadata/setting-the-stage/

  • Esta questão apresenta conceitos específicos sobre os tipos de metadados.

    Os metadados são divididos em cinco tipos:

    Administrativos: abrangem informações relacionadas à gestão e administração dos recursos informacionais e suas coleções.

    Descritivos: abrangem dados ligados à identificação e autenticação dos recursos e suas coleções.

    Preservação: como diz o nome, está ligado à preservação dos recursos informacionais por meio de dados que descrevem as condições físicas e digitais destes recursos.

    Técnicos: são metadados que abordam o funcionamento e comportamento de um sistema de informação.

    Uso: registram dados relacionados ao uso dos recursos informacionais.

    Com base nestas características identificamos que as duas descrições apresentadas na assertiva estão incorretas.

    Os registros de exibição são metadados de uso enquanto os outros metadados apresentados são metadados técnicos, ligados a documentação do sistema e sua segurança.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • GABARITO: ERRADO

    Fonte: PROJETO CAVEIRA

    Registros e sumários são exemplos de metadados descritivos, pois identificam as coleções

  • Documentação de hardware e software, por exemplo, são exemplos de metadados técnicos. E registros e sumários são exemplos de metadados descritivos, pois identificam as coleções. VEJA:

    Metadados TÉCNICOS:

    • Relacionados a como um sistema funciona ou um metadado se comporta.

    Exemplos: Documentação de hardware e software; Informações procedurais geradas pelo sistema (por exemplo, roteamento e metadados de eventos) Informações de digitalização técnica (por exemplo, formatos, taxas de compressão, rotinas de dimensionamento); Rastreamento de tempos de resposta do sistema; Dados de autenticação e segurança (por exemplo, chaves de criptografia, senhas)

    Metadados DESCRITIVOS:

    • Metadados usados para identificar, autenticar e descrever coleções e recursos de informações confiáveis relacionados.

    Exemplos: Metadados gerados pelo criador original e sistema; Pacote de informações de envio; Registros de catalogação; Encontrar ajudas; Controle de versão; Índices especializados; Informação curatorial; Relações vinculadas entre recursos; Descrições, anotações e emendas por criadores e outros usuários.

    gab.: ERRADO.

  • Podem ser classificados como estruturais, descritivos e administrativos.

  • documentação de

    hardware e software, por exemplo, são exemplos de

    metadados técnicos.

    Registros e sumários são exemplos de metadados

    descritivos, pois identificam as coleções.