Conforme Gilliland (2016):
Diferentes categorias de metadados e suas funções
Administrativo ---> Metadados usados no gerenciamento e administração de coleções e recursos de informação.
Exemplos: Informações de aquisição e avaliação; Direitos e rastreamento de reprodução; Documentação de requisitos e protocolos legais, culturais e de acesso à comunidade; Informações de localização; Critérios de seleção para digitalização; Documentação de repatriamento digital.
Descritivo ---> Metadados usados para identificar, autenticar e descrever coleções e recursos de informações confiáveis relacionados.
Exemplos: Metadados gerados pelo criador e pelo sistema originais; Pacote de informações de envio; Registros de catalogação; Encontrar ajudas; Controle de versão; Índices especializados; Informação curatorial; Relacionamentos vinculados entre recursos; Descrições, anotações e alterações de criadores e outros usuários;
Preservação ---> Metadados relacionados ao gerenciamento de preservação de coleções e recursos de informação.
Exemplos: Documentação da condição física dos recursos; Documentação de ações tomadas para preservar versões físicas e digitais de recursos (por exemplo, atualização e migração de dados); Documentação de quaisquer alterações que ocorram durante a digitalização ou preservação.
Técnico ---> Metadados relacionados a como um sistema funciona ou se comporta.
Exemplos: Documentação de hardware e software; Informações processuais geradas pelo sistema (por exemplo, roteamento e metadados de eventos); Informações técnicas de digitalização (por exemplo, formatos, taxas de compressão, rotinas de dimensionamento); Rastreamento de tempos de resposta do sistema; Dados de autenticação e segurança (por exemplo, chaves de criptografia, senhas).
Uso ---> Metadados relacionados ao nível e tipo de uso de coleções e recursos de informação.
Exemplos: Registros de circulação; Registros de exposições físicas e digitais; Rastreamento de uso e usuário; Reutilização de conteúdo e informações multiversioning; Pesquisar registros; Metadados de direitos.
Gab. Errado
Gilliland, A.J. Setting the stage. In: Baca, M. Introduction to metadata. 3rd. ed. Los Angeles: Getty Publications, 2016. Disponível em: http://www.getty.edu/publications/intrometadata/setting-the-stage/
Documentação de hardware e software, por exemplo, são exemplos de metadados técnicos. E registros e sumários são exemplos de metadados descritivos, pois identificam as coleções. VEJA:
Metadados TÉCNICOS:
• Relacionados a como um sistema funciona ou um metadado se comporta.
• Exemplos: Documentação de hardware e software; Informações procedurais geradas pelo sistema (por exemplo, roteamento e metadados de eventos) Informações de digitalização técnica (por exemplo, formatos, taxas de compressão, rotinas de dimensionamento); Rastreamento de tempos de resposta do sistema; Dados de autenticação e segurança (por exemplo, chaves de criptografia, senhas)
Metadados DESCRITIVOS:
• Metadados usados para identificar, autenticar e descrever coleções e recursos de informações confiáveis relacionados.
• Exemplos: Metadados gerados pelo criador original e sistema; Pacote de informações de envio; Registros de catalogação; Encontrar ajudas; Controle de versão; Índices especializados; Informação curatorial; Relações vinculadas entre recursos; Descrições, anotações e emendas por criadores e outros usuários.
gab.: ERRADO.