SóProvas


ID
3449353
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Patos de Minas - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A “onda” de governos militares da América Latina dos anos de 1960 aos anos 1980 (década) está ligada ao contexto da Guerra Fria. O exemplo da Revolução Cubana (1959) foi combatido pelo governo norte americano e pelas elites regionais por meio da sustentação de regimes de força. Impunha‐se a garantia de alinhamento à órbita capitalista. E nesse contexto, em vários países, inclusive no Brasil, surgiram movimentos de resistência, normalmente clandestinos, como a “Guerrilha do Araguaia”. De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir, tendo em vista as características e o papel desses movimentos no processo de redemocratização, ocorrido no Brasil.


I. A Guerrilha do Araguaia ocorreu no Pará e teve muitas de suas ações pautadas na ideologia comunista.

II. Não houve um confronto direto entre militantes dessa guerrilha, pois houve a intervenção de organismos internacionais de defesa dos direitos humanos.

III. Foi graças a essa e a outras guerrilhas urbanas que a população civil se mobilizou e tomou a frente do processo de redemocratização do país.

IV. A Guerrilha tomou proporções incontroláveis devido à adesão das tribos indígenas remanescentes no Xingu, que também eram contra a ditadura.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • B - . A Guerrilha do Araguaia ocorreu no Pará e teve muitas de suas ações pautadas na ideologia comunista.

    A Guerrilha do Araguaia foi uma tentativa de ação revolucionária comunista no Brasil que transcorreu entre 1967 e 1974, na região conhecida como “Bico do Papagaio”, situada na fronteira entre os estados do Pará, Maranhão e Tocantins (então Goiás). 

  •  A Guerrilha do Araguaia ocorreu no Pará e teve muitas de suas ações pautadas na ideologia comunista.

    Formada por integrantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), a Guerrilha do Araguaia começou a ser estruturada na segunda metade da década de 1960 com o objetivo de combater o regime militar (1964-1985). ... Foi a maior mobilização das Forças Armadas do Brasil desde a Segunda Guerra Mundial.