SóProvas


ID
3449917
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Patos de Minas - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Para que seja possível produzir informações geográficas por meio de Sistemas de Informações Geográficas, é necessário manter os computadores e os programas computacionais de SIG com dados sobre o mundo real. Desta forma, é imprescindível produzir uma representação ou um modelo computacional do mundo real, que é extremamente complexo em seu detalhamento e em sua dinâmica temporal. O componente espacial do dado geográfico pode ser armazenado em estrutura vetorial ou matricial. Dessa forma, assinale a alternativa INCORRETA relacionada à estrutura vetorial.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Essa descrição dada na alternativa não foi da vetorização ponto a ponto, e sim da vetorização automática.

    As feições poligonais são utilizadas para ponto a ponto(ERRADO) e não é seletiva, porém é um processo muito rápido, mas o resultado pode não ser satisfatório e a posterior edição torna‐se muito complexa, pois todos os temas do mapa ficam agrupados e não diferenciados em um único tema; além disso, os textos podem não ser reconhecidos como caracteres e se tornam um agrupamento de linhas, esse tipo de vetorização é indicado para imagens classificadas ou quando se tem as camadas do mapa em arquivos separados.

    DESCRIÇÃO CORRETA:

    Existem três técnicas de vetorização, sendo elas a ponto a ponto, a semi-automática e a automática: 

    A vetorização automática não é seletiva, porém é um processo muito rápido, porém o resultado pode não ser satisfatório e a posterior edição torna-se muito complexa pois todos os temas do mapa ficam agrupados e não diferenciados em um único tema, além disso os textos podem não ser reconhecidos como caracteres e se tornam um agrupamento de linhas, esse tipo de vetorização é indicado para imagens classificadas ou quando se tem as camadas do mapa em arquivos separados (um arquivo só de drenagem, outro só de curvas de nível, etc.) 

    A vetorização ponto a ponto é seletiva, ou seja, escolhem-se as feições que se deseja vetorizar, é bastante precisa, porém o processo é lento, já que todos os vértices que formam as linhas e os polígonos são vetorizados ponto a ponto geralmente com a utilização do mouse. O mapa é exibido na tela do computador e então com o mouse é realizada a vetorização ponto a ponto de todos os elementos que formam o mapa. Este tipo de vetorização é utilizado quando não se dispõe de programas computacionais capazes de realizarem vetorização automática ou semi-automática, ou quando o mapa em formato matricial possui muitos ruídos ou quando a quantidade de elementos a serem vetorizados é muito pequena.  

    A vetorização semi-automática á atualmente muito utilizada para vetorizar mapas armazenados em estrutura matricial, ela é seletiva, e neste processo, o mapa é exibido e o operador clica na feição desejada e o programa então vetoriza automaticamente todos os vértices que formam a linha até que seja encontrado um ponto de dúvida (outra linha cruzando) e então a vetorização é interrompida até que o operador aponte em que direção o vetorizador deve seguir. Esse processo é mais lento que a vetorização automática, porém apresenta melhores resultados, minimizando desta forma o processo de edição.