SóProvas


ID
3450205
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Patos de Minas - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A utilização de recursos da Biologia Molecular pela Odontologia Legal torna possível a identificação humana mesmo nos casos em que não há informações ante mortem de ordem física, ou nos casos de presença de material biológico deteriorado e/ou em ínfimas quantidades. Qual das alternativas a seguir representa técnica de Biologia Molecular amplamente utilizada em análises forenses?

Alternativas
Comentários
  • "Finalmente, esse método pode ser usado com certa utilidade nos casos de identificação de vítima em  que os outros métodos mostraram-se ineficazes, como nas grandes mutilações ou  nos

    carbonizados parcial  ou  quase totalmente, ou  ainda nas exumações, adotando-se o uso de

    microssatélites pela técnica de PCR (polymerase chain reaction), que permite o estudo do DNA

    degradado, a partir de pequenas quantidades de material  obtido, com o, por exemplo, dos dentes, dos

    ossos, do bulbo dos cabelos e de outros tecidos remanescentes." Genival Veloso Cap 14

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em biologia molecular.

    A) ERRADO. Eletroforese é uma técnica de separação de moléculas que envolve a migração de partículas em um determinado gel durante a aplicação de uma diferença de potencial (disponível em: Wikipedia). Apesar de ser utilizada em algumas técnicas do contexto forense, não é tão notável quanto a PCR, que passa a ser praticamente um 'pré-requisito' para que as outras técnicas sejam utilizadas.

    B) ERRADO. Citologia espoliativa diz respeito ao estudo das células descamadas do epitélio (variação das células superficiais). Não é uma técnica utilizada no contexto forense.

    C) ERRADO. A imunohistoquímica é um método de localização de antígenos em tecidos, explorando o princípio da ligação específica de anticorpos a antígenos no tecido biológico. (Disponível em: Wikipedia). Não se trata de uma técnica amplamente utilizada no contexto forense.

    D) CERTO. A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) é uma técnica amplamente utilizada em ciências forenses, uma vez que permite a amplificação do DNA em milhares de moléculas, permitindo assim a identificação humana. Nas cenas de crime, a quantidade de DNA deixada por um suspeito é ínfima, por isso a importância da técnica para aumentar a quantidade de DNA disponível para análise.

    Gabarito do professor: Letra D.
  • Assertiva D

    PCR (Reação em Cadeia da Polimerase).