-
(A)
A fibra óptica é uma tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade. São cabos feitos de material transparente e reflexivo, e podem ser tão finos quanto o cabelo humano. Esse núcleo é geralmente composto por um fio de vidro absolutamente puro, em perfeitas condições de reflexão da luz.
(B)cabo coaxial é um tipo de cabo usado para transmitir sinais. Este tipo de cabo é constituído por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante.
(C)STP (Shielded Twisted-Pair) designa um cabo isolado com fios que são ligados uns aos outros com um número mínimo de voltas por centímetro.
(D)UTP - Unshielded Twisted Pair. São os cabos de par trançado sem blindagem originalmente utilizados em telefonia. Não possuem blindagem na sua confecção.
-
Acréscimo sobre FIBRA ÓTICA:
Consiste em uma Casca e um Núcleo (em geral, de vidro) para transmissão de luz. Possui capacidade de transmissão virtualmente infinita, é imune a interferências eletromagnéticas e consegue ligar distâncias maiores sem a necessidade de repetidores.
Como desvantagens, ele é incapaz de fazer curvas acentuadas, além de ter um custo de instalação e manutenção muito alto em relação ao par trançado. Entendido? Há dois tipos de fibra: Monomodo e Multimodo.
A Fibra Multimodo leva o feixe de luz por vários modos ou caminhos, por uma distância menor, com menores taxas de transmissão, mais imprecisa, diâmetro maior e alto índice de refração e atenuação, mas possui construção mais simples, é mais barata e utilizada em LANs.
A Fibra Monomodo leva o feixe de luz por um único modo ou caminho, por uma distância maior, com maiores taxas de transmissão, mais precisa, diâmetro menor e baixo índice de refração e atenuação, mas possui construção mais complexa, é mais cara e utilizada em WANs.
Fonte: Estratégia Concursos.
-
Gab: A
Fibra Óptica:
> Consiste em uma Casca e um Núcleo (de vidro) para transmissão de luz.
> Possui capacidade de transmissão virtualmente infinita.
> É imune a interferências eletromagnéticas e consegue ligar distâncias maiores sem a necessidade de repetidores.
> desvantagens: podemos dizer que é incapaz de fazer curvas acentuadas, além de ter um custo de instalação e manutenção muito alto em relação ao par trançado.
> Há dois tipos de fibra: monomodo e multimodo.
>> Monomodo: leva o feixe de luz por vários modos ou caminhos, por uma distância menor, com menores taxas de transmissão. É Mais barata;
>> Multimodo: leva o feixe de luz por um único modo ou caminho, por uma distância maior, com maiores taxas de transmissão, mais precisa. É mais cara.
-
Meio físico utilizado para transmissão de dados, “compostos basicamente por um núcleo, que é uma mistura de vidro, plástico e gases, pelo qual trafegam pulsos de luz e não sinais elétricos”. Trata-se de: Fibra Óptica.
-
AMANDA INVERTEU OS CONCEITOS DE MONOMODO E MULTIMODO!
-
Estruturas da fibra óptica
1 O núcleo e a casca constituem o guia óptico;
2 O índice de refração do núcleo é maior que a da casca;
3 Dimensões reduzidas;
4 Baixas perdas;
5 Capacidade elevada de transmissão de sinais