GABARITO: LETRA A
Equilíbrio organizacional:
O equilíbrio organizacional é uma importante teoria advinda das teorias comportamentais que afirma que a organização é um sistema no qual os participantes oferecem trabalho e dedicação para a organização em troca de incentivos, desde que haja equilíbrio.
De acordo com essa teoria, as pessoas recebem incentivos da organização (dinheiro, benefícios etc.) em troca das suas contribuições (trabalho, dedicação, comprometimento etc.). A teoria aponta então que a participação de uma pessoa ocorre sempre que ela acreditar que terá uma “recompensa” adequada às suas contribuições. Esses participantes podem ser desde empregados a acionistas, fornecedores, clientes etc.
FONTE: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/08/14161618/2.1.3.-Resumo-Equilíbrio-organizacional.pdf
FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.
10.16 Teoria do EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL – Ao estudar os motivos pelos quais as pessoas cooperam, os Behavioristas visualizam a organização como um sistema que recebe contribuições dos participantes sob a forma de dedicação ou trabalho e em troca oferece alicientes e incentivos.
1. Incentivos ou Alicientes – são os “pagamentos” feitos pela organização aos seus participantes (como salários, benefícios, prêmios de produção, gratificações, elogios, oportunidades de crescimento e promoção, reconhecimento etc.).
2. Utilidade dos Incentivos – cada incentivo possui um valor de utilidade que varia de indivíduo para indivíduo: é a função utilidade, subjetiva para cada indivíduo em função de suas necessidades pessoais.
3. Contribuições – são os “pagamentos” que cada participante efetua à sua organização (como trabalho, dedicação, esforço e desempenho, assiduidade, pontualidade, lealdade, reconhecimento etc.).
4. Utilidade das Contribuições – e o esforço que um indivíduo tem para a organização, a fim de que essa alcance seus objetivos.
fonte: meus resumos.