-
GABARITO: LETRA C
A classificação XYZ avalia o grau de criticidade ou de imprescindibilidade do item de material nas atividades desempenhadas pela organização. As classes são assim definidas, conforme Mendes e Castilho (2009):
Classe X: Materiais de baixa criticidade, cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado.
Classe Y: Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade.
Classe Z: Materiais de máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.
FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.
-
Falou em importância operacional, está falando do XYZ ( X (-), Y (+-), Z (+)).
Falou valor do consumo, está referindo a curva ABC (A (+), B(+-), C (-))
-
Dentre os tipos de classificação de materiais, temos aquela segundo a importância operacional, o quanto o material é indispensável para a continuidade das atividades da organização. Essa classificação também pode ser chamada de classificação XYZ. Cada letra representa o grau de criticidade do item, ou seja, o quanto ele é indispensável para o processo produtivo.
A - Os materiais de importância "X" são de baixa criticidade. Isso significa que são encontrados, por exemplo, com facilidade no mercado. A sua falta não é suficiente para grandes transtornos na organização.
B - Materiais com importância "Y" possuem média criticidade, isto é, ainda que sua falta possa gerar algum transtorno, sua substituição por outro pode acontecer com relativa facilidade.
C - Os materiais "Z", por outro lado, são altamente críticos. Isso significa dizer que eles são capazes de acarretar prejuízos à organização por não poderem ser substituídos por outros equivalentes em tempo suficiente.
As alternativas "D" e "E" nos trazem elementos que remetem à classificação por valor de demanda, a classificação "ABC". Nessa classificação, o que importa é o valor financeiro dos itens. Quanto maior seu valor, mais importante ele é.
D - Os itens "A" são os que possuem maior valor de demanda.
E - Os itens "B" possuem valor de demanda intermediário. Ao passo que os itens "C" são detentores de um valor baixo.
GABARITO: C
-
OPERACIONAL > CRITICIDADE > XYZ.
baiXo
Ymédio
Zalto.
-
Letra C
Materiais Z --> materiais vitais para a operação da instituição. Se faltarem, irão a produção ou causar danos grandes para a empresa.
-
ABC: financeira (por valor de demanda)
XYZ: grau de criticidade ou de imprescindibilidade (importância operacional)
gab. C
-
X= A falta não acarreta no desempenho de produção,
Y= Pode ser facilmente substituído,
Z= Sua falta pode atrapalha toda a produção;
Em relação a curva ABC:
A= 80% do custo de materiais,
B= entre 80 e 95% do custo de materiais,
C= Maior que 95% do custo de materiais
-
Na classificação XYZ o que deve ser observada é a importância/criticidade do material.
Desse modo:
Material X → baixa importância para a organização, ou seja, menor criticidade. Sua falta não implica paralisação dos processos produtivos, pode ser obtido de maneira fácil e rápida
Material Y → média importância para a organização, ou seja, criticidade mediana. Sua falta não implica paralisação de alguma atividade, mas compromete a qualidade do processo produtivo; pode ser substituído com relativa facilidade
Material Z → vital importância para a organização, ou seja, criticidade alta. Sua falta implica paralisação de alguma atividade da organização e não pode ser substituído por outro equivalente em tempo hábil e sem acarretar prejuízos
Gabarito: Letra C
-
GAB C!
Q1628418
CLASSE Z - Materiais que não podem ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.
CLASSE X - Materiais cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado.
CLASSE Y - Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade.