SóProvas


ID
3451975
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo. Sobre vírus, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    Diferentemente do Worm, que é autoexecutável, o vírus depende que o programa infectado seja executado para se propagar. Sobre a E, todo sistema operacional pode ser contaminado por vírus, dependerá das condições de segurança, como antivírus,atualizações etc.

  • VÍRUS DEPENDE DE EXECUÇÃO MAS NÃO PRECISA DE HOSPEDEIRO...

  • complemento..

    A) Diferenças entre Vírus x Worm:

    Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    Worm: Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores. (Não precisa de um hospedeiro).

    B) Conforme a assertiva a) o vírus depende de um hospedeiro.

    C) o é preciso que um programa já infectado seja executado.

    D) Não , porque existem várias formas de propagação de vírus:

    E-mails , via canais de IRC....

    E) Não existe um sistema 100% seguro.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • gabarito letra A

    A) Para que se torne ativo e dê continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o computador seja infectado, é preciso que um programa já infectado seja executado. Pen-drives e e-mails são meios de propagação de vírus.

    B ) O vírus de computador consegue viver sozinho, não sendo necessário nenhum programa hospedeiro.➡ errado, quem não necessita de um hospedeiro é o WORM

    C ) Para que um vírus comece a atuar no computador da vítima, não é necessário que seja executado. ➡errado, definição de WORM

    D ) Vírus de computador nunca utilizam arquivos executáveis como hospedeiro, utilizam-se somente de arquivos no formato docx. ➡ errado, pois podem utilizar vários formatos, o mais utilizado é o executável (.exe), a saber pode sim ser no formato .docx e são conhecidos como vírus de macro ou macro-vírus. é um vírus de computador que é escrito em uma linguagem de macro, isto é, uma linguagem construída em um software aplicativo como um processador de textos. Uma vez que alguns aplicativos (notavelmente, mas não exclusivamente, as partes do Microsoft Office) permitem que programas macro sejam embutidos em documentos, desta forma os programas podem ser executados automaticamente quando o documento for aberto, o que fornece um mecanismo distinto pelo qual os vírus podem se espalhar. Este é o motivo que pode ser perigoso abrir anexos não esperados em e-mails. Softwares de antivírus modernos detectam vírus de macro bem como outros tipos

    E ) O sistema operacional Windows 10 é imune a vírus de computador, não sendo necessária a utilização de antivírus. ➡ nada é absoluto em informática quando se trata de segurança da informação, novos códigos são gerados todos os dias!

    bons estudos!!!

  • O principal objetivo de um vírus é replicar-se e contaminar o maior número possível de programas, de maneira a comprometer outros sistemas. Para tal, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para se tornar ativo e dar continuidade à infecção.

    Essa informação é bastante importante: vírus não são autossuficientes, eles necessitam da execução de um hospedeiro para se propagar pelas redes enviando cópias de si mesmo. 

    Para que um vírus recebido em um anexo de um e-mail seja ativado é necessário que anexo contaminado seja aberto ou executado.

    FONTE: Estratégia Concursos.

  • GABARITO: LETRA A

    COMPLEMENTANDO:

    Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    O principal meio de propagação de vírus costumava ser os disquetes. Com o tempo, porém, estas mídias caíram em desuso e começaram a surgir novas maneiras, como o envio de e-mail. Atualmente, as mídias removíveis tornaram-se novamente o principal meio de propagação, não mais por disquetes, mas, principalmente, pelo uso de pen-drives.

    Há diferentes tipos de vírus. Alguns procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específicas. Alguns dos tipos de vírus mais comuns são:

    Vírus propagado por e-mail: recebido como um arquivo anexo a um e-mail cujo conteúdo tenta induzir o usuário a clicar sobre este arquivo, fazendo com que seja executado. Quando entra em ação, infecta arquivos e programas e envia cópias de si mesmo para os e-mails encontrados nas listas de contatos gravadas no computador.

    Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).

    Vírus de telefone celular: vírus que se propaga de celular para celular por meio da tecnologia bluetooth ou de mensagens MMS (Multimedia Message Service). A infecção ocorre quando um usuário permite o recebimento de um arquivo infectado e o executa. Após infectar o celular, o vírus pode destruir ou sobrescrever arquivos, remover ou transmitir contatos da agenda, efetuar ligações telefônicas e drenar a carga da bateria, além de tentar se propagar para outros celulares.

    FONTE: CARTILHA.CERT.BR

    https://cartilha.cert.br/malware/

  • Para que o vírus contamine o computador, será necessário executar o programa infectado.

    Um vírus de computador, assim como um vírus da gripe, tem a habilidade de se replicar e foi desenvolvido para se propagar de um host para outro. Da mesma forma como os vírus não se reproduzem sem uma célula hospedeira, os vírus de computador também não se reproduzem ou se propagam sem programação, como um arquivo ou documento. Isto é, precisam, sim, de um hospedeiro, qualquer computador/máquina conectado a uma rede. (host, em inglês)

  • GABARITO: LETRA A

  • GAB.: A

    "Vírus: Programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo, tornando-se parte de outros programas e arquivos. O vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção."

    (Cartilha de Segurança).

  • GAB A.

    O vírus é o tipo de malware mais conhecido. Ele infecta um arquivo e se propaga conforme este arquivo infectado seja salvo em outros computadores. Além disso, ele precisa de um hospedeiro para se propagar, bem como precisa ser executado por meio de um arquivo executável.

    Palavras chaves do vírus: HOSPEDEIRO E EXECUTADO.

    Feliz Ano Novo!

  • Vírus --> Precisa