-
Gabarito: C
A Questão utiliza a definição do Chiavenato (2014) que divide o conflito em níveis de gravidade, porém existe uma definição mais recente do Maximiano (2019) que entende que o conflito não é uma condição absoluta e progride por meio de estágios de crescente gravidade. Nessa definição o conflito latente e o percebido são dois estágios distintos.
CHIAVENATO
Conflito percebido: ocorre quando as partes percebem e compreendem que o conflito existe por- que sentem que seus objetivos são diferentes dos objetivos dos outros e que existem oportunidades para interferência ou bloqueio. É o conflito latente que as partes percebem que é potencial.
Conflito experienciado: quando provoca senti- mentos de hostilidade, raiva, medo, descrédito entre uma parte e outra. É o conflito velado, quando é dissimulado, oculto e não manifestado externa- mente com clareza.
Conflito manifestado: quando é expressado pelo comportamento de interferência ativa ou passiva por pelo menos uma das partes. É o chamado conflito aberto, que se manifesta sem qualquer dissimulação.
MAXIMIANO
Evoluem nessa ordem:
Conflito latente: O conflito latente permanece “nas sombras” – talvez nunca se manifeste. Se as opiniões não forem expressas, o conflito não se instala.
Evolui para:
Conflito percebido: em algum momento, as pessoas percebem que o conflito existe, mesmo que não haja condições latentes. Isso acontece quando as pessoas interagem e as diferenças emergem.
Sensação de conflito: A sensação do conflito é a parte emocional de um episódio de conflito. Alguns episódios de conflito são sentidos intensamente. Os envolvidos expressam hostilidade verbalmente e mesmo fisicamente. Nesse caso, o conflito tornou-se pessoal.
Conflito manifesto: O conflito manifesto é o que chegou ao ponto máximo da escala. Agora, é guerra. O conflito pode ser verbal, escrito ou físico – agressão. Seja qual for o meio, a intenção é fazer vitorioso um ponto de vista ou ganhar uma disputa. Quando há agressão, o objetivo é machucar e mesmo eliminar o oponente. Quando o conflito se prolonga, outras partes podem se envolver para apoiar um dos dois lados.
Sequelas do conflito: Os conflitos deixam sequelas. Se o conflito termina com a satisfação das partes envolvidas, não haverá conflitos potenciais. No entanto, se o conflito termina, mas suas causas permanecem, a situação tem as sementes de novo conflito.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520445495/
MAXIMIANO, Amaru, A. C. ADM por Competências - Você Gestor. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597022148
-
A questão em análise nos questiona sobre os tipos de conflito que existem. Vamos ver quais são de acordo com Chiavenato e em seguida analisaremos as alternativas em busca daquela que traz as características corretas do tipo por ela apresentado.
As pessoas nunca terão os mesmos objetivos, aspirações e interesses. Essas diferenças acabam produzindo algum tipo de conflito entre os indivíduos. Para que o conflito ocorra é preciso que haja uma interferência deliberada entre umas partes nele envolvida, além da diferença de objetivos. O conflito pode ocorrer em três níveis de gravidade, segundo Chiavenato, são eles:
- Conflito percebido: ocorre quando as partes percebem e compreendem que existe um conflito motivado pelas diferenças de objetivos e notam que existem formas para uma possível interferência ou bloqueio.
- Conflito experienciado: aqui, vai além do perceber, há o sentimento de hostilidade, medo, raiva entre uma parte e a outra. O conflito se encontra velado, ainda não manifestado com clareza.
- Conflito manifestado: ocorre quando é manifestado um comportamento que visa interferir ativa ou passivamente, por uma das partes envolvidas. Aqui, ele é claramente manifestado, sem qualquer dissimulação.
Sabendo da inevitabilidade do conflito, o gestor deve buscar as possíveis soluções, que poderão ser obtidas após a a devida análise das situações que lhe deram origem.
A - incorreta. Conflito experienciado: é conhecido como conflito ainda não manifestado com clareza.
B - incorreta. Conflito manifestado: ocorre quando é manifestado um comportamento que visa interferir ativa ou passivamente, por uma das partes envolvidas.
C - correta. Conflito percebido: é conhecido como conflito latente, ou seja, ambas as partes conseguem perceber e compreender que seus objetivos são diferentes e que existe uma oportunidade para interferência.
D - incorreta. Conflito de formalidades não é um tipo abordado pela nossa disciplina.
Após analisar as alternativas apresentadas, podemos concluir que as características corretas foram atribuídas corretamente apenas ao conflito percebido, alternativa "C".
GABARITO: C
Fonte:
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
-
GABARITO: LETRA C
Chiavenato (2004) e os níveis de gravidade dos conflitos:
Conflito percebido ou latente: é quando as partes percebem e compreendem que o conflito existe, pois sentem que seus objetivos são diferentes dos objetivos dos outros e que existem oportunidades de interferência ou bloqueio.
Conflito experienciado: é quando o conflito provoca sentimentos de hostilidade, raiva, medo, descrédito entre uma parte e outra. É chamado de conflito velado, pois não é manifestado externamente com clareza.
Conflito manifestado: é quando o conflito é expresso através de comportamento de interferência ativa ou passiva, por ao menos uma das partes. É chamado conflito aberto ou declarado. É aquele que atingiu ambas as partes, já é percebido por terceiros e pode interferir na dinâmica da organização.
-
Pequeno resumo:
Conflito Experienciado/velado: Não se manifesta claramente. Oculto
Conflito Manifesto: Percebido, aberto.
-
O conflito pode acontecer em três níveis de gravidade: conflito percebido(latente), conflito experenciado(velad0) e conflito manifesto(aberto). Vamos analisar as alternativas.
Alternativa A. Errado. O conflito experenciado já atinge ambas as partes, verifica-se o surgimento dos sentimentos de hostilidade e raiva entre as partes.
Alternativa B. Errado. O conflito manifestado é quando já atingiu as duas partes, sendo expresso, manifestado e percebido pelos envolvidos. É chamado de aberto por não apresentar dissimulação, sendo, inclusive, percebido por terceiros.
Alternativa C. Certo. A alternativa descreve corretamente o conceito de conflito percebido ou latente.
Alternativa D. Não faz parte dos níveis de gravidade de conflito.
Se quiser relembrar os conceitos, veja:
• Conflito percebido: as partes percebem que existe um conflito em potencial, latente. Isso ocorre porque as pessoas compreendem que possuem objetivos diferentes e que existe oportunidade para interferência da outra parte.
• Conflito experienciado: O conflito já provoca sentimentos de hostilidade, raiva, medo e descrédito entre as partes, porém mantém-se velado e dissimulado. As partes ocultam o conflito e não o manifestam com clareza.
• Conflito manifesto: O conflito é expresso e manifestado pelo comportamento (interferência ativa ou passiva) de pelo menos uma das partes. É denominado de conflito aberto, pois se manifesta sem dissimulação entre as partes envolvidas.
Gabarito: C
-
Existem 3 níveis de Conflitos:
1) Percebido: oculto, percebe-se que existe o conflito, gerado por uma ou ambas as partes.
2) Experenciado: envolvimento emocional, ainda oculto, sentido.
3) Manifestado: conflito aberto, expresso por um comportamento ativo ou passivo, por pelo menos uma das partes.
latente = oculto
Gab. C