Avaliação diagnóstica
Ela ajuda o professor a verificar o conhecimento prévio de cada aluno, para assim preparar uma nova etapa de aprendizagem para ser trabalhada ao longo do ano.
Avaliação formativa tem como função o acompanhamento, devendo ser realizada durante todo o período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos pela disciplina.
É com essa avaliação que o aluno toma conhecimento de seus erros e acertos e encontra estímulos para continuar os seus estudos de forma progressiva.
Avaliação diagnóstica - O conceito de avaliação diagnóstica não recebe uma definição uniforme de todos os especialistas. No entanto pode-se, de maneira geral, entendê-la como uma ação avaliativa realizada no início de um processo de aprendizagem, que tem a função de obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes com vista à organização dos processos de ensino e aprendizagem de acordo com as situações identificadas. [...] Fundamentalmente identificar as características de aprendizagem do aluno com a finalidade de escolher o tipo de trabalho mais adequado a tais características. Ou seja, a avaliação diagnóstica coloca em evidência os aspectos fortes e fracos de cada aluno, sendo capaz de precisar o ponto adequado de entrada em uma sequência da aprendizagem, o que permite a partir daí determinar o modo de ensino mais adequado.
Avaliação formativa - Também chamada de avaliação para as aprendizagens, a avaliação formativa tem seu foco no processo ensino-aprendizagem. Alguns teóricos chegam a nomear essa modalidade com o nome de avaliação formativa diagnóstica. A avaliação formativa não tem finalidade probatória e está incorporada no ato de ensinar, integrada na ação de formação. Alguns autores consideram que a avaliação formativa englobe as outras modalidades de avaliação já que ela se dá durante o processo educacional. Seu caráter é especificamente pedagógico.
Ou seja, ainda que os termos possam caminhar juntos em alguns momentos, entendo que sejam avaliações distintas! A diagnóstica é um ponto de partida, enquanto a formativa é cotidiana.
Fonte: http://www.portalavaliacao.caedufjf.net/pagina-exemplo/