✅Gabarito(A)
Da Elaboração aos ajustes relacionados ao Projeto Físico, devem ser observados requisitos como espaçamento, desempenho e processamento, conforme mencionado gabarito.
Projeto do Banco de Dados
O projeto físico é uma atividade em que o objetivo é não apenas criar a estruturação apropriada de dados no armazenamento, mas também fazer isso de modo que garanta um bom desempenho.
O desempenho das consultas depende em grande parte de quais índices ou esquemas de hashing existem para agilizar o processamento de seleções e junções.
No projeto físico, outras especificações são fornecidas, para armazenamento e acesso ao banco de dados.
A última etapa é a fase do projeto físico, durante a qual as estruturas de armazenamento internas, organizações de arquivo, índices, caminhos de acesso e parâmetros físicos do projeto para os arquivos do banco de dados são especificados.
Com relação a tais bancos de dados grandes e complexos, não podemos enfatizar de maneira excessiva a importância de um projeto cuidadoso, que leve em conta a necessidade de possíveis modificações do sistema — chamadas de ajuste — para responder à mudança de requisitos.
Ajustes do Banco de Dados relacionado ao Projeto Físico
É necessário monitorar e revisar o projeto físico do banco de dados constantemente — uma atividade conhecida como ajuste do banco de dados. Os objetivos do ajuste são os seguintes: Fazer as aplicações rodarem mais rapidamente, melhorar (reduzir) o tempo de resposta de consultas e transações, melhorar o desempenho geral das transações.
Fontes Sistemas de Banco de Dados 6° Edição Elmasri/Navathe