SóProvas


ID
3458323
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos  itens  que  avaliem  conhecimentos  de  informática,  a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere  que:  todos  os  programas  mencionados  estejam  em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras; expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação  de  pressionar  uma  tecla  e,  rapidamente,  liberá‐la, acionando‐a  apenas  uma  vez.  Considere  também  que  não  haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 

Julgue  o  item  quanto  ao  programa  de  correio  eletrônico  Microsoft  Outlook  2016,  aos  sítios  de  busca  e  pesquisa  na Internet e  às  noções  de  vírus, worms e  pragas  virtuais. 


Atualmente, o worm é o tipo de vírus mais perigoso para  os  computadores.  Pelo  fato  de  residir  somente  na  memória RAM, e não em disco, como os demais vírus,  ele remove todos os dados do computador. 

Alternativas
Comentários
  • Assertiva E

    os worms são uma espécie de subconjunto dos vírus.

    A ideia dele é a de instalar-se a si mesmo uma vez apenas no PC e, a partir daí, o worm procura uma maneira de conseguir espalhar-se para outros computadores.

    Outra diferença é que, ao invés de querer permanecer não detectado, o worm cria uma instância única do seu código e permanece sozinho, já que ele procura brechas no sistema operacional infectado e garante a sua supremacia, evitando a infecção de outra ameaça. Isso quer dizer que o worm é um arquivo separado, que não se adere a arquivos existentes (procedimento realizado pelo vírus)

  • Negação e exclusão, geralmente (não é uma regra), são sinais de que a questão possa estar eivada de erros, como diz o professor Fernando Nishimura.

  • vírus que reside na memória RAM, essa foi de matar. Se você souber a função da ram nem precisaria saber sobre o vírus worm.
  • worms ou verme é um malware e não vírus

  • GABARITO:E

    Worm (um verme) é um programa capaz de se propagar automaticamente através de várias estruturas de redes (como e-mail, web, bate-papo, compartilhamento de arquivos em redes locais etc.), enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

     “Então, Worms são vírus que se propagam pelas redes?”

     Não, leitor. Worms, definitivamente, não são vírus! Os vírus conseguem inserir cópias de si mesmos em arquivos, como vimos, tornando-se parte deles. Diferentemente dos vírus, os worms não inserem cópias de si mesmos em outros programas ou arquivos! Os Worms são seus próprios arquivos, ou seja, não precisam de hospedeiros porque possuem corpo próprio.

     O objetivo principal dos Worms não é prejudicar ou danificar computadores e/ou arquivos em um sistema, mas, simplesmente, propagar-se. Ou seja, os worms são criados para “passear” pelas redes

  • Worm (do inglês que significa, "verme") é um programa autorreplicante, diferente de um vírus, este é completo e não precisa usar outro para se propagar. Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema, como por exemplo, deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.

  • complemento..

    programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, explorando vulnerabilidades nos programas instalados e enviando cópias de si mesmo de equipamento para equipamento.

    O worm não permanece somente na RAM.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • O worm é um tipo de malware mais perigoso que um vírus comum, pois sua propagação é rápida e ocorre sem controle da vítima. Assim que ele contamina um computador, o programa malicioso cria cópias de si mesmo em diferentes locais do sistema e se espalha para outras máquinas, seja por meio de Internet, mensagens, conexões locais, dispositivos USB ou arquivos. O objetivo do golpe, em geral, é roubar dados do usuário ou de empresas. O worm oferece mais riscos do que o vírus porque o seu programa é autônomo, de maneira que ele não precisa interagir com o usuário para se ativar no PC e se multiplicar para outras máquinas por meio da rede. Já o vírus se limita a permanecer inativo no sistema até ser executado sem querer pelo usuário - só então ele é capaz de efetivamente infectar o computador.

    Gabarito Errado.

  • GABARITO: ERRADO

    Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar.

    https://duvidas.terra.com.br/duvidas/624/o-que-e-um-worm

  • Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    fonte:cartilha de segurança

  • Paulo Roberto, o Corona precisa de hospedeiro, o Worm não... vlw

  • ERRADO

    Worms são pragas virtuais, malwares,  e não estão dentro do conceito de vírus.

  • GABARITO: ERRADO

    COMPLEMENTANDO:

    Worm:

    Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.

    O processo de propagação e infecção dos worms ocorre da seguinte maneira:

    1.Identificação dos computadores alvos: após infectar um computador, o worm tenta se propagar e continuar o processo de infecção. Para isto, necessita identificar os computadores alvos para os quais tentará se copiar, o que pode ser feito de uma ou mais das seguintes maneiras:

    -efetuar varredura na rede e identificar computadores ativos;

    -aguardar que outros computadores contatem o computador infectado;

    -utilizar listas, predefinidas ou obtidas na Internet, contendo a identificação dos alvos;

    -utilizar informações contidas no computador infectado, como arquivos de configuração e listas de endereços de e-mail.

    2.Envio das cópias: após identificar os alvos, o worm efetua cópias de si mesmo e tenta enviá-las para estes computadores, por uma ou mais das seguintes formas:

    -como parte da exploração de vulnerabilidades existentes em programas instalados no computador alvo;

    -anexadas a e-mails;

    -via canais de IRC (Internet Relay Chat);

    -via programas de troca de mensagens instantâneas;

    -incluídas em pastas compartilhadas em redes locais ou do tipo P2P (Peer to Peer).

    3.Ativação das cópias: após realizado o envio da cópia, o worm necessita ser executado para que a infecção ocorra, o que pode acontecer de uma ou mais das seguintes maneiras:

    -imediatamente após ter sido transmitido, pela exploração de vulnerabilidades em programas sendo executados no computador alvo no momento do recebimento da cópia;

    -diretamente pelo usuário, pela execução de uma das cópias enviadas ao seu computador;

    -pela realização de uma ação específica do usuário, a qual o worm está condicionado como, por exemplo, a inserção de uma mídia removível.

    4.Reinício do processo: após o alvo ser infectado, o processo de propagação e infecção recomeça, sendo que, a partir de agora, o computador que antes era o alvo passa a ser também o computador originador dos ataques.

    FONTE: CARTILHA.CERT.BR

    https://cartilha.cert.br/malware/

  • Fileless malware - O malware sem arquivo é uma variante do software malicioso relacionado ao computador que existe exclusivamente como um artefato baseado na memória do computador, ou seja, na RAM.

  • Malware é o gênero, sendo que, os vírus e worms são espécies.

  • Gab: errado.

    Worm não é virus!! é uma espécie de malware.

  • Percebo que quando eles diminuem a capacidade do malware a questão está GERALMENTE ERRADA, se não for o caso de troca de nomes ou propriedades do malware. Grande abraço e bons estudos!

  • SE PROPAGA PELA REDE, NÃO INFECTA OUTROS ARQUIVOS, NÃO PRECISA DE UM HOSPEDEIRO

  • Vamos analisar a questão.

    Os códigos maliciosos procuram explorar falhas de segurança nos sistemas e dispositivos, para conceder acesso não autorizado, obter dados do usuário ou controle sobre programas e aplicações.

    O Worm é um código malicioso que infecta dispositivos e se propaga para outros dispositivos, causando lentidão. Sua ação consiste em enviar cópias de seu código para outros dispositivos na rede, provocando lentidão por consumir recursos dos dispositivos atacados.

    Os códigos maliciosos serão armazenados na memória RAM quando forem executados, porém esta não é uma característica que permite identificar um ou outro como mais danoso.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Worm não é um tipo de vírus e também não é o mais perigoso.

  • uma coisa é uma coisa( vírus), outra coisa é outra coisa ( worm )

  • Se estivesse falando do Rootkit eu marcaria CERTO. KKKKK

  • gaba ERRADO

    para quem é iniciante como eu (odeio essa matéria, estudando forçado)

    MALWARE É GÊNERO (TIPO O DIREITO)

    aí eu tenho as espécies

    • vírus é uma delas (aqui seria penal)
    • worm é outra (constitucional)
    • spyware (trabalhista)
    • trojan horse (civil)

    e etc..

    deu pra entender? Tipo uma coisa é diferente da outra não é tudo a mesma coisa. Eu digo porque no senso comum é normal a gente achar que é tudo vírus... rs

    pertencelemos!

  • Worm não é vírus, e sim um MALWARE!

    -

    WORM

    ➥ Também chamado de verme, é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    ➥ Em outras palavras, é um tipo de malware mais perigoso que um vírus comum, pois sua propagação é rápida e ocorre sem controle da vítima.

    [...]

    PROPAGAÇÃO

    Assim que ele contamina um computador, o programa malicioso cria cópias de si mesmo em diferentes locais do sistema e se espalha para outras máquinas, seja por meio de Internet, mensagens, conexões locais, dispositivos USB ou arquivos.

    [...]

    O QUE ELE PODE FAZER?

    • Pode degradar sensivelmente o desempenho da(s) rede(s); e
    • Pode lotar o disco rígido do computador.

    [...]

    OBJETIVO

    ➥ O objetivo do golpe, em geral, é roubar dados do usuário ou de empresas.

    [...]

    HISTÓRIA

    ➥ O primeiro worm que atraiu grande atenção foi o Morris Worm, escrito por Robert T. Morris Jr., no Laboratório de Inteligência artificial do MIT.

    [...]

    RESUMO

    Worm --> PROPAGA automaticamente --> EXECUÇÃO direta --> EXPLORAÇÃO automática.

    ____________

    Fontes: Techtudo; Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • "Worm é tipo de vírus".. nem vi o resto Gab E

  • Pessoal cuidado com os comentarios....Worms=virus NÃO!!!

    As vezes um candidato que esta no inicio dos estudos pode confundir...por causa de uma comparação.

  • GAB : ERRADO

    O Worm é por vezes citado por verme, como forma de confundir o concursando.

    • Um Worm tem como finalidade se replicar.

    • Usado em ataques de DDoS, ou seja, negação de serviço.

    • Não infecta outros arquivos, apenas cria cópias de si em vários locais,

    • Não depende de ação do usuário para executar, ele executa automaticamente,

  • errado

    Worm (ou Verme) é um programa capaz de se replicar automaticamente, enviando cópias de si mesmo. Diferente dos vírus, ele não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos através da rede, mas – sim – pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores ou pela execução direta de suas cópias.

  • Worm → MALWARE

    logo → errado

    #BORA VENCER

  • Errado.

    Malwares:

    • Worm =>programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    • Vírus => programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    A luta continua !

  • • Worm

    É um programa auto replicante, semelhante a um vírus.

    O vírus infecta um programa e necessita

    deste programa hospedeiro para

    se propagar,

    o worm é um programa completo e não precisa

    de outro programa para se

    propagar.

    Não precisa de hospedeiro.

  • chamou worm de vírus? parei de ler.

  • GABARITO ERRADO

    WORM PODE SER ENCONTRADO TANTO EM MIDIAS VIRTUAIS QUANTO FISICAS

  • O Worm é um código malicioso que infecta dispositivos e se propaga para outros dispositivos, causando lentidão. Sua ação consiste em enviar cópias de seu código para outros dispositivos na rede, provocando lentidão por consumir recursos dos dispositivos atacados.

    Os códigos maliciosos serão armazenados na memória RAM quando forem executados, porém esta não é uma característica que permite identificar um ou outro como mais danoso.

  • Worm: NÃO necessita ser executado para se replicar no computador, auto executável.

    Worm e vírus não são a mesma coisa.