SóProvas


ID
3458947
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A  água  fria  e  potável  para  uso  em  um  edifício  é  mantida   em reservatórios e distribuída internamente na edificação. A  respeito desse assunto, julgue o item subsequente. 


No  projeto  e  na  execução  dos  ramais  de  distribuição  interna  das  edificações,  não  há  motivo  para  que  se  instale ventilação nas colunas de água potável, pois não  existem  gases  nas  tubulações  de  água  potável  que  venham a gerar seu retorno aos pontos de consumo de  água. 

Alternativas
Comentários
  • Errado. >> Como principal motivo da instalação de coluna de ventilação na tubulação de água potável é para combater a entrada de ar nas tubulação, comprometendo assim a qualidade do abastecimento.

    Avante!

  • NBR 5626/98

    5.4.3.6

    No caso de tipo de abastecimento indireto, em edifícios de diversos pavimentos alimentados através de colunas de distribuição, que alimentam aparelhos desprovidos de separação atmosférica, deve ser prevista uma proteção contra refluxo de água de um ramal para as referidas colunas. Recomenda-se a ventilação de coluna de distribuição.

  • NBR 5626/2020

    6.15.2.8 Quando o abastecimento for indireto em edifícios de múltiplos pavimentos alimentados por colunas de distribuição, deve ser prevista uma proteção contra o refluxo de água de cada ramal para a respectiva coluna. Essa pode ser substituída pela ventilação da coluna de distribuição indicada na Figura 5, com extremidade do tubo ventilador em local protegido, a exemplo da região do reservatório acima da máxima altura do nível d’água. O ponto de junção do tubo ventilador ou de válvula ventosa de duplo efeito com a coluna de distribuição deve ser localizado a jusante do registro de fechamento da própria coluna

  • NBR 5626/2020 - Sistemas prediais de água fria e água quente cita algumas alternativas para prevenir o refluxo de água e preservar a sua potabilidade. Tenha em mente que, o refluxo ou retrofissagem é o retorno da água usada para o interior da tubulação em caso de pressão inferior à atmosférica.

    Dentre as alternativas para a proteção contra o refluxo citadas pela norma estão:
    - Uso de dispositivos de prevenção de refluxo instalados próximos ao ponto de utilização.
    - Uso da separação atmosférica;
    - Uso de quebrador de vácuo;
    - Uso de ventosas;
    - Uso da ventilação da coluna.

    Dentre os dispositivos citados, sem dúvidas, a separação atmosférica é a mais eficiente, no entanto é possível a utilização de outras alternativas como é o caso da ventilação da coluna, o que contraria a questão.

    Acrescenta-se que a ventilação da coluna é uma boa alternativa de proteção no abastecimento indireto de edifícios de múltiplos pavimentos em substituição à proteção contra o refluxo em cada ramal.

    Um outro erro na questão é assumir que não existem gases na tubulação de água. Há sim a formação de bolhas no processo de operação do sistema (enchimento e esvaziamento). As bolhas são muito prejudiciais, pois elas diminuem a seção útil da tubulação e prejudicam o abastecimento. Uma solução bastante utilizada é o uso de ventosas em regiões de acúmulo de bolhas.

    Gabarito do Professor: ERRADO.