SóProvas


ID
3460972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à grupoterapia, julgue o próximo item.

Grupos de autoajuda, como o Alcoólicos Anônimos, não são considerados um grupo terapêutico, já que para sua formação não se exige a participação de psicólogos, apenas de pessoas que apresentam uma mesma necessidade.

Alternativas
Comentários
  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa essa!
  • Grupos de autoajuda, pode ser considerados grupos terapeuticos e precisam de um psicologo.

  • Alguém tem alguma fonte confiável para confirmar essa informação??

  • De acordo com Cordioli (2008) "os grupos de auto-ajuda têm por objetivo prestar ajuda psicológica a pacientes ou aos familiares de pacientes que têm um problema ou situação em comum e oferecer apoio mútuo para superar sentimentos de angústia, depressão e desadaptações provocadas pela doença.

    O objetivo é a difusão de informações sobre cuidados gerais e alternativas para lidar com limitações ou complicações decorrentes da doença ou situação, divulgando os recursos existentes na comunidade. Utilizam psicoeducação, técnicas comportamentais, cognitivas, aconselhamento, sugestão, catarse, depoimento de outros pacientes ou familiares e, sobretudo, os chamados fatores grupais."

    Ou seja, é possível sim falar que os grupos de auto-ajuda possuem um potencial terapêutico, daí já daria para matar a questão (ERRADA na parte que diz que NÃO são grupos terapêuticos).

    Cordioli (2008) ainda afirma que:

    "É importante estar familiarizado com programas de auto-ajuda, especialmente o dos 12 passos* (Alcoólicos Anônimos [AA] ou Narcóticos Anônimos [NA]). Esses programas são muito populares e, segundo as pesquisas (p. ex., o Projeto MATCH), costumam ser bem-sucedidos como programas de recuperação para os transtornos por uso de álcool ou drogas. Os grupos de AA são gratuitos e amplamente disponíveis. Esses programas servem de apoio aos alcoolistas, pois se orientam pela experiência dos demais participantes e pela identificação com eles."

    Se pesquisarmos a fundo sobre os grupos de auto-ajuda mencionados na questão, vamos notar que NÃO EXIGEM A PARTICIPAÇÃO DE PSICÓLOGOS, são grupos coordenados geralmente por um integrante antigo.

    Referências:

    CORDIOLI, A. V. (2008). Psicoterapia: abordagens atuais, 3ª Ed. Porto Alegre: Artmed.

    http://proedu.rnp.br/bitstream/handle/123456789/1402/Abordagem%20em%20Grupo%20e%20Mutua%20Ajuda.pdf?sequence=1&isAllowed=y

    https://www.na.org.br

  • Os grupos terapêuticos podem ser de autoajuda ou psicoterápicos, nesse último existe um enfoque teórico entre outras diferenciações.

  • GABARITO: ERRADO

  • ERRADO! visto que, são sim considerados um grupo terapêutico, de fato, para sua formação não se exige a participação de psicólogos( mas se tiver melhor ainda né rs), mas é fundamental que existam pessoas com os mesmos problemas...

    Os grupos de auto-ajuda são organizações que desenvolvem um ambiente que encoraja interações sociais através de atividades de grupo ou relações individuais com o propósito específico de reabilitar ou apoiar pessoas com os mesmos problemas de saúde (BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE, 2008).