-
A avaliação do programa de treinamento ajuda a ter em mente uma questão fundamental: qual é o objetivo do treinamento? E em qual extensão esse objetivo foi alcançado? Kirkpatrick sugere quatro níveis de resultados na avaliação do treinamento:
1. Reação: é o “teste do sorriso” ou reação do aprendiz. Mede a satisfação dos participantes quanto à experiência do treinamento. Se o facilitador atraiu a atenção do grupo, se o participante gostou dos exercícios, se a sala é confortável e se recomendaria o treinamento a outros.
Chiavenato, Gestão de Pessoas, pág. 328.
-
(Processo de Treinamento)
Reação é o primeiro nível do Processo de Avaliação dos Resultados ou de Retorno de Investimento em Treinamento.
Reação é a percepção do individuo com relação ao treinamento. Percepção em relação ao instrutor, ao local, ao conteúdo, ao material utilizado...etc.
Prof. Giovanna Carranza.
-
Professores, comentem por favor!!
-
Modelo proposto por Kirkpatrick:
Nível 1 - Avaliação de Reação: mede a satisfação dos participantes de atividades de T&D;
Nível 2 - Avaliação de Aprendizagem: Mede até que ponto os participantes adquiriram ou mudaram conhecimentos, habilidades e atitudes;
Nível 3 - Avaliação de Comportamento ou Transferência: Identifica se as pessoas treinadas estão transferindo os novos conhecimentos e habilidades assimiladas para o comportamento no trabalho;
Nìvel 4 - Avaliação de Resultado: determinar se o treinamento afetou positivamente os resultados dos negócios ou contribuiu para os objetivos da organização.
Modelo proposto por Phillips:
Além dos níveis propostos por Kirkpatrick, acrescentou o Retorno sobre o Investimento (ROI). É o nível mais profundo em que o treinamento produz um forte impacto monetário nos negócios da empresa. O treinamento traz um retorno financeiro à empresa: quando é positivo, o treinamento traz lucro, mas quando negativo, provoca prejuízo.
De acordo com esse autor, temos os seguintes níveis:
Nível 1 - Reação & Ação Planejada: medidas de satisfação do participante com o programa e capturas de ações planejadas;
Nível 2 - Aprendizado: medidas de mudanças em conhecimento, habilidade e atitude;
Nível 3 - Aplicação e Implementação: análise do comportamento antes do processo de capacitação;
Nível 4 - Mudanças de Capturas de Impacto: análise dos impactos no trabalho;
Nível 5 - Retorno sobre o Investimento: compara o programa benefícios monetários com as despesas de programa.
-
1.Reação = O que o funcionário achou do treinamento ( satisfação)?
2.Aprendizagem= O que o funcionário aprendeu com o treinamento ( conhecimento adquirido)?
3.Mudança/desempenho = O funcionário estar colocando em prática (praticidade) ?
4.Organização= A organização mudou com esse treinamento ?
5.Valor final= Resultado da empresa melhorou?
Gabarito: E.
Rumo ao cargo de Assistente Adm. da Barra dos Coqueiros, 2021, SE.
-
A avaliação de reação não é capaz de detectar as mudanças de desempenho pós-treinamento. Essa avaliação serve apenas para verificar o nível de satisfação dos participantes.
O aprendizado, o impacto no desempenho e resultados correspondem a outros níveis de análise e dependem de outros instrumentos para serem mensurados.
Gabarito: Errado
-
-
Gab: ERRADO
Que comentário excelente do Prof. Fred. Alvim.
Acrescentando...
O nível em que podemos verificar se de fato o funcionário aprendeu e aplicou as mudanças nas suas atividades com o treinamento ofertado é o nível de Aprendizado ou Impacto no Desempenho. A Reação, que realmente é o 1° nível, é o teste do sorriso, ou seja, mede a satisfação dos participantes quanto ao treinamento. Veja que Kirkpatrick sugere quatro níveis de resultados na avaliação do treinamento:
1. Reação: é o “Teste do Sorriso” ou reação do aprendiz. Mede a SATISFAÇÃO dos participantes quanto à experiência do treinamento.
2. Aprendizado: avalia quanto ao NÍVEL de aprendizagem e se o participante adquiriu novas habilidades e conhecimentos.
3. Impacto no Desempenho: avalia o Impacto no trabalho pelas novas habilidades de aprendizagem e adoção de novas atitudes que mudam o comportamento.
4. Impactos nos Resultados da Organização: trata-se de MEDIR O IMPACTO do treinamento nos resultados DO NEGÓCIO.
5. Retorno do Investimento: também denominado ROI (return on investment). Significa o valor que o treinamento AGREGOU à organização em termos de retorno sobre o investimento.
Lembrando que o 5° nível foi acrescido depois.
CHIAVENATO, Gestão de Pessoas, O novo papel. 4° E pág. 328.
Erros, mandem mensagem :)
-
Gabarito: Errado!
"O primeiro nível na escala avaliativa de programas de capacitação corresponde à avaliação de reação (correto), que é altamente efetiva para o reconhecimento das mudanças de desempenho pós-treinamento (errado), pois pode ser aplicada em curto prazo(correto) e consegue captar a diversidade de elementos necessários para a transferência do aprendizado(errado)"
A questão tem como base o Modelo de Kirkpatrick
Comentando:
- Realmente, a reação é o primeiro nível da escala de avaliação dos programas de treinamento e pode ser aplicada em curto prazo. ok!
- Entretanto, esse nível é o mais superficial e não permite avaliar as mudanças de aprendizado, pois apenas capta o nível de satisfação do trabalhador com o treinamento.
________________________________________________________________________________________
Fonte: Estratégia e minhas anotações.
Qualquer erro podem avisar no privado!
Namastê