-
Gab: CERTO
Processo de Treinamento
O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro fases:
1. Diagnóstico: levantamento das necessidades ou carências de treinamento a serem atendidas e satisfeitas. Essas necessidades podem ser passadas, presentes ou futuras.
2. Desenho: elaboração do projeto ou do programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas.
3. Implementação: execução e condução do programa de treinamento.
4. Avaliação: verificação dos resultados obtidos com o treinamento.
Chiavenato, 2014. pág. 316.
-
GABARITO: CERTO
O treinamento é um processo cíclico composto de quatro etapas:
-Levantamento das necessidades de treinamento.
-Programação do treinamento para atender às necessidades.
-Implementação e execução do treinamento.
-Avaliação dos resultados do treinamento.
LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO
É a etapa do diagnóstico das necessidades e carências do treinamento. Constitui o diagnóstico preliminar dos problemas que devem ser removidos por meio do treinamento. O levantamento das necessidades pode ocorrer em três diferentes níveis de análise, a saber:
Análise da organização: envolve a análise da entidade como um sistema, como uma totalidade para verificar a situação, os objetivos organizacionais e as necessidades globais de competências e habilidades, enfim, a estratégia da entidade para, a partir dela, estabelecer a estratégia para o treinamento das pessoas. Os objetivos da entidade, os planos de expansão ou de encolhimento, o lançamento de novos serviços etc. constituem quase sempre novas necessidades de treinamento.
Análise departamental: envolve a análise de cada área da entidade como um subsistema, para verificar os objetivos departamentais, as necessidades de competências e habilidades para detectar as necessidades de treinamento a serem supridas. Os objetivos do departamento, os planos de aumento de eficiência e eficácia, os resultados da avaliação do desempenho do pessoal quase sempre constituem novas necessidades de treinamento.
Análise das tarefas e operações: envolve a análise das tarefas e operações de cada cargo para verificar os requisitos que o cargo exige de seu ocupante e as competências e habilidades que este deve possuir. A diferença entre os requisitos que o cargo exige do ocupante e as suas habilidades atuais constituem a diferença que representa uma necessidade de treinamento.
FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.
-
A questão é fácil, mas o enunciado cansa demais. Que SONO!
-
Quando se deparar com enunciados grandes. Vá com calma e analise por partes. Vejamos:
“A etapa inicial de um treinamento é a análise das necessidades de aprendizagem daqueles que irão tomar parte nos programas de capacitação”
Certo. A primeira etapa do processo de treinamento é identificar as necessidades de aprendizagem, ou seja, as deficiências nas competências. Essa etapa costuma ser denominada de diagnóstico ou levantamento das necessidades de treinamento.
“Nessa etapa, devem-se analisar as necessidades formativas em níveis distintos, “
Certo. Durante o diagnóstico devemos fazer análise em níveis distintos. A depender do autor existem variações nos níveis de análise. Idalberto Chiavenato, por exemplo, propõe que o diagnóstico seja feito a partir de cinco níveis de análise: 1) Análise organizacional; 2) Análise das competências organizacionais requeridas; 3) Análise dos recursos humanos; 4) Análise da estrutura de cargos; 5) Análise do treinamento.
“bem como as dificuldades de desempenho, pois estas são lacunas de competências essenciais para as escolhas de planejamento das ações de treinamento”
Certo. A avaliação de desempenho é uma importante ferramenta de informação para indicar deficiências de competências dos empregados e, assim, formular ações de treinamento.
Do exposto, percebe-se que o enunciado está de acordo com a literatura acerca do tema, por isso está correto.
Gabarito: Certo
-