✅ Gabarito: CERTO
➥ O projeto avançou nos anos 1980, em 1986 temos a formulação de um novo Código de Ética da profissão. Porém a consolidação do projeto profissional foi efetivada nos anos 1990, com a maturidade profissional e acadêmica do serviço social através dos cursos de pós-graduação, tendo em vista que os projetos profissionais requerem valores éticos o código de ética tem um valor central na materialização do projeto (NETTO, 1999). Com isso, o contexto da formulação do projeto se processa na década de 1970 a 1980 (processo de redemocratização brasileira e de recusa ao conservadorismo profissional do serviço social), amadureceu na década de 1990, destaca-se a formulação do Código de Ética de 1993.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
O Congresso da Virada em 1979, assinala o posicionamento ético-político que passa a se configurar como marco decisivo “no compromisso político e coletivo da categoria com os setores populares” (Abramides, 1989: 34). A partir desse marco, no contexto da reorganização política da sociedade civil, em defesa da democratização e da ampliação dos direitos civis e sócio-políticos, os valores éticos-políticos inscritos no projeto profissional de ruptura adquirem materialidade, o que se evidencia na organização política da categoria, na explicitação da ruptura com o tradicionalismo profissionalismo e no amadurecimento da reflexão de bases marxistas […] (BARROC0, 2008).
Ano: 2015 Banca: Órgão: Prova:
O processo de consolidação do projeto ético-político do Serviço Social pode ser circunscrito à década de 1990, que explicita a maturidade profissional da área. Nessa época, também se pode atestar a maturidade político-administrativa da categoria por meio de suas entidades e de seus fóruns deliberativos.