SóProvas


ID
3461602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A respeito dos sistemas de custos e de informações gerenciais, julgue o item subsequente.


Os principais indicadores na análise de custo, volume e lucro são a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio, formulados a partir dos componentes custo fixo, despesa fixa, custo variável, despesa variável e preço de venda.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    A Margem de Contribuição é o preço de venda menos os custos variáveis e as despesas variáveis. Desse modo, a Margem de Contribuição de um produto é o que resta após diminuir os custos variáveis e as despesas variáveis. É a quantia com a qual o produto contribui para amortizar os custos fixos mais as despesas fixas, e para formar o lucro.

    Ponto de Equilíbrio é o ponto em que o lucro da empresa é zero, ou seja, é o ponto no qual a receita total é igual aos custos e despesas totais. Também chamado de Break-even Point ou Ponto de Ruptura ou Ponto Crítico.  

    Ponto de equilíbrio = (Custo fixos + despesas fixas)/(Margem de contribuição unitária)

  • GABARITO: CERTO

    Margem de Contribuição= Preço de venda - Gastos Variáveis

    Ponto de Equilíbrio= Gastos Fixos / Margem de contribuição

    .

    Gastos Variáveis (Custos Variáveis e Despesas Variáveis)

    Gastos Fixos (Custos Fixos e Despesas Fixas)

  • Vamos analisar a questão.

    Questão sobre a análise custo-volume-lucro (CVL), uma das análises mais utilizadas para avaliar o comportamento do lucro de acordo com a variação do custo e volume, que são as variáveis que impactam diretamente no resultado.

    A análise CVL, conforme Viceconti¹, é um instrumento utilizado para projetar o lucro que seria obtido a diversos níveis possíveis de produção e vendas. Nessa análise é comum utilizarmos do conceito de Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio que são imprescindíveis para os cálculos.

    O Ponto de Equilíbrio (PE), conforme Martins², nasce da conjugação dos custos e despesas totais com as Receitas Totais. Até esse ponto, a empresa está tendo mais Custos e Despesas do que Receitas, encontrando-se, por isso, na faixa do prejuízo; acima, entra na faixa do lucro.

    Já a Margem de Contribuição Unitária (MCu) representa o quanto a produção e venda de uma unidade adicional de um produto resulta em recursos monetários para a empresa, para que esta possa amortizar seus custos fixos e obter lucro. Representamos matematicamente por:
    MCu = Preço de venda un (–) custos e despesas variáveis 

    Sabendo desses conceitos, para calcular o PE basta utilizarmos outra fórmula:
    PE = (custos e despesas fixas)/ MCu

    Tendo em mãos o PE e a MCu podemos realizar diversas análises CVL, por exemplo: quanto um acréscimo de 10% no volume de vendas, resultaria em margem de contribuição adicional para diluir os custos e despesas fixos da empresa. Repare que precisamos usar todos os componentes descritos na afirmativa.

    Feita toda a revisão, já podemos identificar a correção da afirmativa:
    Os principais indicadores na análise de custo, volume e lucro são a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio, formulados a partir dos componentes custo fixo, despesa fixa, custo variável, despesa variável e preço de venda.


    ¹Martins, Eliseu, 1945 Contabilidade de custos / Martins, Eliseu. - 9ª. ed. - São Paulo : Atlas, 2003.

    ² Viceconti, Paulo Eduardo Vilchez, 1948 - Contabilidade de custos : um enfoque direto e objetivo / Paulo Eduardo V. Viceconti, Silvério das Neves . — 9ª. ed. — São Paulo : Frase Editora, 2010.


    Gabarito do Professor: Correto.