SóProvas


ID
3463243
Banca
VUNESP
Órgão
PC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma das grandes diferenças entre os sistemas operacionais Windows e Linux é a forma como são definidas as permissões de arquivos e pastas. Por exemplo, no Linux, caso o proprietário do arquivo meu_arquivo.txt queira tornar esse arquivo editável apenas por ele, deve-se configurar a permissão para

Alternativas
Comentários
  • Gab (A)

    r – Permissão de leitura para arquivos. Caso for um diretório, permite listar seu conteúdo (através do comando ls, por exemplo).

    w – Permissão de gravação para arquivos. Caso for um diretório, permite a gravação de arquivos ou outros diretórios dentro dele. Para que um arquivo/diretório possa ser apagado, é necessário o acesso a gravação.

    x – Permite executar um arquivo (caso seja um programa executável). Caso seja um diretório, permite que seja acessado através do comando cd.

    essa questão veio para premiar quem estudou bem nossa aula de Linux!

    O objetivo do usuário é permitir que o arquivo possa ser editado somente por ele. Portanto, imagino que os últimos seis elementos da permissão (permissão para Grupo e para Outros) sequer sejam habilitados, permanecendo como ——.

    Só por essa análise, você pode descartar as alternativas b), c) e e).

    Olhando para a alternativa d), ela tem um erro ABSURDO, pois coloca R no primeiro elemento. Este elemento ou é d, para diretório, ou – para arquivo (que é o nosso caso).

    Deste jeito, apenas a alternativa a) atende ao que se pede. -rw- permitirá ao usuário ler e escrever o arquivo, que não precisa de execução (x).

    Fonte :estratégia

  • Gabarito(A)

    Pessoal, recomendo muito a leitura desse link, que explica passo a passo como funcionam as permissões do Linux: https://canaltech.com.br/linux/entendendo-e-configurando-permissoes-de-arquivos-e-pastas-no-linux/

    De início basta saber que o Linux divide as permissões de acesso em ''U G O':

    Usuário

    Grupo

    Outros

    Cada um desses elementos pode ser submetido a três tipos de permissão:

    Leitura ------------- r (read)

    Escrita -------------w (write)

    Execução ----------x (execute)

    O menos (-) antes das letras significa que é um arquivo.

    O d antes das letras significa que é um diretório(pasta).

    Comando chmod => muda a permissão.

    Cada um desses elementos (Usuário, Grupo e Outros), possuem permissões que serão indicadas por três tracinhos. Os primeiros 3 tracinhos são as permissões do usuário, seguidos pelos 3 que são permissões do Grupo e os outros 3 são Outros. No caso da alternativa A,nosso gabarito, sabemos que é um arquivo, pois vem precedido de ''-''. E o usuário tem permissões p/ read(leitura) e writer(escrita) e por ser um documento de texto, a permissão de executável (x), não está habilitada.

  • Gab: A

    rw- - Leitura e gravação;

    rwx - Leitura, gravação e execução

  • Aí você toma posse e não tem nenhum equipamento com Linux.