SóProvas


ID
3463267
Banca
VUNESP
Órgão
PC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação ao Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Suponho que o motivo da B está errada é pelo fato que fala excepcionalmente, que no caso é assegurados a todos de forma igual, portanto afirmar que é excepcionalmente é um mero extrapolo.

  • Gab (A)

    A) IV - população negra: o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga;

    B) seria uma clara violação a assistência dos presos. Conforme a legislação 7.210/84:

    Art.24. A assistência religiosa, com liberdade de culto, será prestada aos presos e aos internados, permitindo-se-lhes a participação nos serviços organizados no estabelecimento penal, bem como a posse de livros de instrução religiosa.

    C) Art. 31 . Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos.

    D) É facultado o ensino da capoeira nas instituições públicas e privadas pelos capoeiristas e mestres tradicionais, pública e formalmente reconhecidos.

    E) Art. 44 . Na produção de filmes e programas destinados à veiculação pelas emissoras de televisão e em salas cinematográficas, deverá ser adotada a prática de conferir oportunidades de emprego para atores, figurantes e técnicos negros, sendo vedada toda e qualquer discriminação de natureza política, ideológica, étnica ou artística.

  • Lei nº 12.288/10 - Estatuto da Igualdade Racial

    A) Art. 1º IV - População Negra: O conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas. [...]

    B) Art. 25 - Assegura a assistência religiosa aos praticantes de religiões de matizes africanas internados em hospitais ou em outras instituições de internação coletiva, inclusive àqueles submetidos à pena privativa de liberdade.

    C) Art. 31 . Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos.

    D) Art. 22 §2º É facultado o ensino de capoeira, nas instituições públicas e privadas. [...]

    E) Art. 44 - Na produção de filmes e programas destinados à veiculação pelas emissoras de televisão e em salas cinematográficas, deverá ser adotada a prática de conferir oportunidades de emprego para atores, figurantes e técnicos negros. [...]

    Gabarito A.

  • Art. 1º IV - População Negra: O conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas. [...]

  • sobre isso nao se fale em porcentagem.

  • Vejamos o conteúdo de cada afirmativa:

    a) Certo:

    De fato, pelo teor do art. 1º, parágrafo único, IV, da Lei 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial), percebe-se que a lei se valeu de critério de autodeclaração para definir a população negra. No ponto, confira-se:

    "Art. 1o  Esta Lei institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.

    Parágrafo único.  Para efeito deste Estatuto, considera-se:

    (...)

    IV - população negra: o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga;"

    Logo, correto este item da questão.

    b) Errado:

    Não existe a ressalva que foi inserida na parte final da assertiva aqui proposta pela Banca, uma vez que a lei contempla, inclusive, aqueles que estiverem submetidos a penas privativas de liberdade. A propósito, confira-se o art. 25 do aludido Estatuto:

    "Art. 25.  É assegurada a assistência religiosa aos praticantes de religiões de matrizes africanas internados em hospitais ou em outras instituições de internação coletiva, inclusive àqueles submetidos a pena privativa de liberdade."

    c) Errado:

    Em rigor, a lei não prevê indenização em favor das comunidades remanescentes de quilombolas, mas sim assegura a propriedade definitiva, como se vê do teor do art. 31 do Estatuto:

    "Art. 31.  Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos."

    d) Errado:

    Na realidade, o ensino da capoeira é facultado tanto nas instituições públicas quanto nas privadas, como se extrai do art. 22, §2º, da Lei 12.288/2010:

    "Art. 2º (...)
    § 2o  É facultado o ensino da capoeira nas instituições públicas e privadas pelos capoeiristas e mestres tradicionais, pública e formalmente reconhecidos."

    e) Errado:

    A lei prevê a necessidade da adoção de práticas voltadas a conferir oportunidades para atores, figurantes e técnicos negros, mas não chega a estabelecer percentuais mínimos, como aduzido pela Banca na presente assertiva. A este respeito, confira-se o teor do art. 44 do Estatuto:

    "Art. 44.  Na produção de filmes e programas destinados à veiculação pelas emissoras de televisão e em salas cinematográficas, deverá ser adotada a prática de conferir oportunidades de emprego para atores, figurantes e técnicos negros, sendo vedada toda e qualquer discriminação de natureza política, ideológica, étnica ou artística."


    Gabarito do professor: A

  • E) Art. 44 - Na produção de filmes e programas destinados à veiculação pelas emissoras de televisão e em salas cinematográficas, deverá ser adotada a prática de conferir oportunidades de emprego para atores, figurantes e técnicos negros. [...]

    sobre isso nao se fale em porcentagem.

    Parágrafo único. A exigência disposta no caput não se aplica aos filmes e programas que abordem especificidades de grupos étnicos determinados.

    qualquer erro me avisem

  • E) A lei não trata de porcentagem específica na produção dos filmes e programas

  • PORTARIA NORMATIVA Nº 4, DE 6 DE ABRIL DE 2018

    Regulamenta o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros, para fins de preenchimento das vagas reservadas nos concursos públicos federais, nos termos da Lei n°12.990, de 9 de junho de 2014.

    8 anos depois da criação da lei que prevê somente autodeclaração, a portaria regulamentou a lei com a heteroidentificação.