SóProvas


ID
346444
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Criminalística é a disciplina que tem como objetivo o reconhecimento e a interpretação dos indícios materiais extrínsecos, relativos ao crime ou à identidade do criminoso; esse conceito de criminalística foi dado por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "a"

    Para o Perito Criminal José Del Picchia Filho (1908-1983): "Criminalística é a disciplina que tem por objetivo o reconhecimento e a interpretação dos indícios materiais extrínsecos, relativos ao crime ou à identidade do criminoso".  

  • Decoreba!

  • que porcaria de questão que não agrega praticamente nada

  • Questão bosta que não mede nível de candidato. Examinador sem criatividade!
  • a)correta

    b) GROSS é reconhecido como fundador da Criminologia e também da Criminalística, termo por ele criado. Reconheceu desde cedo, no exercício profissional, a completa ineficiência dos métodos de investigação então empregados na polícia de sua terra natal. Como tais métodos dependessem de informantes e confissões, os resultados geralmente eram obtidos pelo castigo corporal e pela tortura.

    c)Astolfo Tavares Paes. desconhecido.

    d)Nascido em Roma em 1584, estudou com os Piaristas e o Colégio Romano dos Jesuítas ; ele entrou em medicina depois de 1608, algumas fontes também falam do seu presumido diploma de Direito; ele publicou trabalhos sobre vários assuntos médicos, ligando sua fama às Quaestiones Medico-Legales que publicou entre 1621 e 1635.

    e)José Lopes Zarzuela*. Professor Assistente do Departamento de Medicina Forense da Faculdade de Direito

     

  • Nomes importantes na criminalística:

    Hans Gros: Pai da criminalistica

    José Del Picchia: Reconhecimento e interpretação dos indícios materiais extrínsecos relativos ao crime ou a identidade do criminoso.

    Edmond Locard: Todo contato deixa uma marca

    Gilberto Porto: A criminalística não se constitui em uma ciência, mas em uma disciplina transformada para m sistema, utilizando os próprios métodos inerentes a essa ciência.

    Eraldo Rabello: Estudo dos vestígios materiais extrínsecos.

    Isamar Estulano Garcia: pesquisa, coleta, conservação e exame dos vestígios da prova objetiva ou material.

    Criminalista tem leis próprias, princípios próprios e procedimentos multidisciplinares.

  • maldito decoreba

  • Conceito de José Del Picchia Criminalística é a disciplina que tem como objetivo o reconhecimento e a interpretação dos indícios materiais extrínsecos, relativos ao crime ou à identidade do criminoso.

  • José Del Picchia - Criador do Conceito

    Hans Gross - Pai da Criminalística.

  • Marquei logo a B....

  • JOSÉ DEL PICCHIA (1947) - Disciplina que tem por objetivo o reconhecimento e interpretação dos indícios materiais extrínsecos relativos ao crime ou à identidade do criminoso. Os exames dos vestígios intrínsecos (na pessoa) são da alçada da medicina legal.

  • Gab. A

    • Principais definições, as mais recorrentes em provas:

    ➢ HANS GROSS (1893) - Criminalística é o estudo da fenomenologia do crime e dos métodos práticos de sua investigação.

    ➢ JOSÉ DEL PICCHIA (1947) - Disciplina que tem por objetivo o reconhecimento e interpretação dos indícios materiais extrínsecos, relativos ao crime ou à identidade do criminoso. Os exames dos vestígios intrínsecos (na pessoa) são da alçada da Medicina Legal.

    ➢ JOSÉ LOPES ZARZUELA (1995) - A Criminalística constitui o conjunto de conhecimentos científicos, técnicos, artísticos etc, destinados à apreciação, interpretação e descrição escrita dos elementos de ordem material encontrados no local do fato, no instrumento de crime e na peça de exame, de modo a relacionar uma ou mais pessoas envolvidas em um evento, às circunstâncias que deram margem a uma ocorrência, de presumível ou de evidente interesse judiciário.

    ➢ ERALDO RABELLO - disciplina AUTÔNOMA, integrada pelos diferentes ramos do conhecimento técnico-científico, auxiliar e informativa das atividades POLICIAIS e JUDICIÁRIAS de investigação criminal, tendo por objeto o estudo dos VESTÍGIOS MATERIAIS EXTRÍNSECOS À PESSOA FÍSICA, no que tiver de útil à elucidação e à prova das infrações penais e, ainda, à identificação dos autores respectivos.

    ➢ GILBERTO PORTO: “ sistema que se dedica à aplicação de faculdades de observação e de conhecimento científico que nos levam a descobrir, defender, pesar e interpretar os indícios de um delito, de molde a sermos conduzidos à descoberta do criminoso, possibilitando à justiça a aplicação da justa pena”. 

  • CONCEITO DE CRIMINALÍSTICA E SUA EVOLUÇÃO HISTÓRICA

    1. HANS GROSS (1893): "Criminalística é o estudo da fenomenologia do crime e dos métodos práticos de sua investigação"; Q. Hans Gross cunhou o termo “Criminalística” em um livro que reúne conhecimentos de várias ciências e disciplinas. (CERTO)

    2. JOSÉ DEL PICCHIA (1947): "Disciplina que tem por objetivo o reconhecimento e interpretação dos indícios materiais extrínsecos, relativos ao crime ou à identidade do criminoso. Os exames dos vestígios intrínsecos (na pessoa) são da alçada da Medicina Legal";

    3. HILÁRIO VEIGA DE CARVALHO (1966): "É a parte das ciências criminais que, ao lado da medicina legal, tem por finalidade os estudos técnicos e científicos dos indícios materiais do delito e da identificação do seu autor, colaborando também com outros campos do direito que dela careçam";

    4. ASTOLFO TAVARES PAES (1966): "É a aplicação de qualquer ciência ou técnica à pesquisa e à interpretação de indícios materiais relativos ao crime, evidente ou hipotético, e, no caso de confirmação de sua ocorrência, à identidade de quem dele tenha participado";

    5. EMÍLIO FEDERICO PABLO BONNET: "A Criminalística policial ocupa-se com a identificação do indivíduo, do exame dos vestígios, das manchas e rastros, da falsificação de documentos ou moedas, das armas de fogo e dos explosivos, bem como dos veículos de qualquer tipo, quando suspeitos de estarem relacionados com um fato doloso, culposo ou acidental";

    6. JOSÉ LOPES ZARZUELA (1955): "A Criminalística constitui o conjunto de conhecimentos científicos, técnicos, artísticos etc. destinados à apreciação, interpretação e descrição escrita dos elementos de ordem material encontrados no local do fato, no instrumento de crime e na peça de exame, de modo a relacionar com uma ou mais pessoas envolvidas em um evento, às circunstâncias que deram margem a uma ocorrência, de presumível ou de evidente interesse judiciário".

    7. ERALDO RABELLO (1996): Disciplina autônoma, integrada pelos diferentes ramos do conhecimento técnico-científico, auxiliar e informativa das atividades policiais e judiciárias de investigação criminal, tendo por objeto o estudo dos vestígios materiais extrínsecos à pessoa física, no que tiver de útil à elucidação e à prova das infrações penais e, ainda, à identificação dos autores respectivos.

  • CONCEITOS DE CRIMINALÍSTICA.

    1)[PAI] Hans Gross

    • ESTUDO DA FENOMENOLOGIA do crime e dos métodos práticos de sua investigação

     

    2) Del Picchia

    • OBJETIVA O RECONHECIMENTO E INTERPRETAÇÃO DOS INDÍCIOS MATERIAIS EXTRÍNSECOS, VESTÍGIOS INTRÍNSECOS SÃO DA ALÇADA DA MEDICINA LEGAL.

    3) LOPES ZARZUELA

    • CONJUNTO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, TÉCNICOS, ARTÍSTICOS, DE MODO A RELACIONAR UMA OU MAIS PESSOAS, ÀS CIRCUNSTÂNCIAS QUE DERAM MARGEM A UMA OCORRÊNCIA, DE PRESUMÍVEL OU DE EVIDENTE INTERESSE JUDICIÁRIO. (PERICIA DE LOCAL)

     

    4) ERALDO RABELLO

    • DISCIPLINA AUTÔNOMA, COM METODOLOGIA PRÓPRIA E INDEPENDENTE DAS DEMAIS, INTEGRADA PELOS DIFERENTES RAMOS DO CONHECIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO, AUXILIAR NAS ATIVIDADES POLICIAIS E JUDICIÁRIAS DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL,

     

    5) GILBERTO PORTO

    • APLICAÇÃO DE FACULDADES DE OBSERVAÇÃO E DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO, POSSIBILITANDO À JUSTIÇA A APLICAÇÃO DA JUSTA PENA

    6) FORNECE AS BASES PARA AS CORRETAS E MAIS JUSTAS DECISÕES DO JUÍZO, REGIDA POR LEIS,

     

    7) GRAZIOLI GARRIDO ALEXANDRE GIOVANELLI

    • TRATAM A CRIMINALÍSTICA COMO DISCIPLINA DA CIÊNCIA FORENSE
    • ATENÇÃO!!! A CRIMINALISTICA NÃO É UMA DISCIPLINA DA CIÊNCIA FORENSE

    8) HILÁRIO VEIGA (1966)

    • Parte das ciências criminais que, ao lado da medicina legal, tem por finalidade os estudos técnicos e científicos dos indícios materiais do delito e a identificação do seu autor, colaborando com outros campos

    9) ASTOLFO TAVARES

    • Aplicação de qualquer ciência ou técnica a pesquisa e a interpretação de indícios materiais relativos ao crime.

  • Revisão:

    José Del Picchia - Criador do Conceito

    Hans Gross - Pai da Criminalística.