SóProvas


ID
3467014
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Contagem - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

No artigo 37 da Constituição Federal há um princípio do qual decorrem dois aspectos: o primeiro indica a obrigatoriedade de que a administração pública tenha como norte o interesse público; o segundo determina a abstração da subjetividade.

Esse princípio constitucional, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, justifica que a redação oficial deve ter como atributo(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    De acordo com o Manual de Redação da Presidência, 3ª edição, página 20:

    → A impessoalidade decorre de princípio constitucional (Constituição, art. 37), e seu significado remete a dois aspectos: o primeiro é a obrigatoriedade de que a administração pública proceda de modo a não privilegiar ou prejudicar ninguém, de que o seu norte seja, sempre, o interesse público; o segundo, a abstração da pessoalidade dos atos administrativos, pois, apesar de a ação administrativa ser exercida por intermédio de seus servidores, é resultado tão-somente da vontade estatal.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Usando os conhecimentos do direito administrativo dá para chegar ao gabarito:

    A atuação da administração pública não deve beneficiar ou privilegiar pessoas de modo indiscriminado , leia-se ; uma atuação sem subjetividade em nome do interesse público. Isso reflete a impessoalidade.

    Não desista!

  • Comentários aqui e só eu vi erro? creio que eu tenha sido meio desligado nessa.

    O enunciado explicita o princípio da impessoalidade, e logo em seguida diz que este princípio justifica um atributo a ser encontrado nas alternativas. Isto é, o princípio da impessoalidade justifica, explica um ATRIBUTO.

    A questão não pergunta qual seria o princípio que se falava, mas sim qual atributo ele GERAVA. Ele não justifica a si próprio, nem mesmo é um atributo se já foi definido antes como um princípio, ou seja, muito maior...

    Óbvio que se falava da impessoalidade. Precisa levar a pessoa ao erro? E os comentários que eu vi, passivamente concordam? O que eu vi de errado? As vezees não entendo mais é nada

    afff... Estudei demais. Vou é tomar uma agora. Boa madruga a vcsss...

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos atributos da redação oficial, especificamente o da concisão, da objetividade,  da clareza e precisão, da impessoalidade e da formalidade e padronização.

    a) O manual de redação determina que um texto é conciso quando consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Para isso, deve-se evitar caracterizações e comentários supérfluos, adjetivos e advérbios inúteis, subordinação excessiva. Portanto, identificamos que os aspectos mencionados no enunciado do item não correspondem a este atributo e, portanto, esta alternativa está incorreta.
    b) De acordo com o manual, "Ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias". Dessa forma, constatamos que os aspectos a que se referem o enunciado não correspondem a este atributo e, portanto, esta alternativa está incorreta.
    c) Conforme expõe o manual "A impessoalidade decorre de princípio constitucional (Constituição, art. 37), e seu significado remete a dois aspectos: o primeiro é a obrigatoriedade de que a administração pública proceda de modo a não privilegiar ou prejudicar ninguém, de que o seu norte seja, sempre, o interesse público; o segundo, a abstração da pessoalidade dos atos administrativos, pois, apesar de a ação administrativa ser exercida por intermédio de seus servidores, é resultado tão-somente da vontade estatal". Sendo assim, constatamos que o princípio a que se refere o enunciado corresponde ao atributo da impessoalidade e, portanto, esta alternativa está correta.
    d) O atributo da clareza não concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. Nesse sentido, o atributo da precisão complementa a clareza ao estabelecer articulação da linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada no texto, a manifestação do pensamento ou da ideia com as mesmas palavras, evitando o emprego de sinonímia com propósito meramente estilístico; e a escolha de expressão ou palavra que não confira duplo sentido ao texto. Nesse sentido, verificamos que os aspectos mencionados no enunciado do item não correspondem a este atributo e, portanto, esta alternativa está incorreta.
    e) O princípio da formalidade prevê que é necessária uniformidade das comunicações, já o da padronização estabelece que os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma. Sendo assim, verificamos que os aspectos mencionados no enunciado do item não correspondem a este atributo e, portanto, esta alternativa está incorreta.

    Gabarito: Letra C
  • GABARITO LETRA B

    De acordo com o direito Constitucional.

    > finalidade: busca sempre o interesse publico.

    > vedação a promoção pessoal: não constar nomes em obras publica.

    > isonomia: todos são iguais perante a lei.

    > vedação do nepotismo: exigência de concurso público.

    >licitação: previa regime dos precatórios:

    > atos praticados por agente público: são imputados aos órgãos ou entidades

    --------------------------------------------

    De acordo com o Manual de 3° edição.

    Atributos da redação oficial

    *A redação oficial deve caracterizar-se por: clareza e precisão/ objetividade/ concisão/ coesão e coerência/ impessoalidade/ formalidade e padronização/ uso da norma padrão da língua portuguesa

    Impessoalidade

    * A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos.

    > Os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal.

    * O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre:

  • Gabarito: C