SóProvas


ID
3469081
Banca
VUNESP
Órgão
Semae de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O profissional que tem boas noções de contas a pagar sabe que a diferença entre o valor das Receitas e o valor das Despesas recebe o nome de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Resultado = Receitas - Despesas

    Resultado, em poucas palavras, é igual as receitas totais menos as despesas totais. No entanto, existem várias sub-categorias de resultado, comumente usadas, que mostram aos investidores como a empresa está indo.

    As contas de resultado, representam os valores das receitas e despesas. Todos os itens devem ser creditados ou debitados pensando no aumento ou na redução contábil do lucro ou do patrimônio líquido. Ao final do exercício, as empresas são obrigadas a encerrar as contas de resultado, confrontando-se os valores de receitas e despesas.

    Se o total das receitas for maior do que as despesas, então haverá lucro. Caso contrário, se o total das despesas for maior do que o das receitas, haverá prejuízo.

    Disponível em: <https://www.tororadar.com.br/investimento/analise-fundamentalista/demonstracao-resultado-exercicio>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • As contas de receitas e despesas são contas de resultado, também denominadas de contas temporárias, pois seus saldos são encerrados para a apuração do resultado da entidade.

    (CESPE – CAGE/RS – 2018)

  • Questão sobre a apuração do Resultado na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

    Conforme Montoto¹, diferentemente do Balanço Patrimonial que é um resumo dos saldos das contas patrimoniais, a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) é construída a partir dos saldos de encerramento de todas as contas de resultado e tem por objetivo apresentar o resultado econômico de um exercício social, isto é, o lucro ou prejuízo contábil do exercício.

    Podemos resumir a estrutura da DRE de acordo com a Lei n. 6.404/76, dessa forma:




    DICA: Apesar de utilizarmos o termo “custo" das mercadorias ou serviços na DRE, ele não é tecnicamente correto, pois se trata essencialmente de uma despesa, do somatório dos itens que compuseram o custo de fabricação do produto ora vendido, conforme Martins².

    Repare que a diferença entre o valor das Receitas e o valor das Despesas recebe o nome de Resultado.

    Feita a revisão, já podemos analisar as alternativas:

    A) Errado, podemos utilizar a análise do resultado como forma de controle contábil financeiro, mas controle não é a definição da diferença entre Receitas e Despesas.

    B) Certo, como vimos, o confronto entre Receitas e Despesas recebe o nome de Resultado, podendo ser resultado líquido, bruto, operacional, entre outros...  

    C) Errado, dentro de um contexto contábil, o termo liquidez significa a velocidade com a qual um ativo pode ser convertido em dinheiro. Uma aplicação financeira tem alta liquidez, uma vez que pode ser convertida em dinheiro rapidamente; um veículo tem média liquidez, uma vez que necessitamos de alguns dias para converter seu valor em dinheiro; e um imóvel tem baixa liquidez, uma vez que o tempo para conversão em dinheiro é imprevisível e normalmente longo. Repare que isso não tem correlação com o enunciado.

    D) Errado, provisão é um passivo de prazo ou valor incerto. Não tem relação direta com o enunciado, pois um passivo é uma obrigação presente da entidade de transferir um recurso econômico como resultado de eventos passados.

    E) Errado, o fechamento do balanço, em um contexto contábil, significa o momento em que o contador reúne todas as informações contábeis sobre as movimentações ocorridas ao longo do período analisado para criar a demonstração contábil. Não tem relação com o enunciado.  

    Gabarito do Professor: Letra B.

    ¹ Montoto, Eugenio Contabilidade geral e avançada esquematizado® / Eugenio Montoto – 5. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018.

    ² Martins, Eliseu, 1945 Contabilidade de custos / Martins, Eliseu. - 9. ed. - São Paulo : Atlas, 2003.