-
Cópias pagas?
-
Sobre a questão das versões pagas:
Inicialmente, Torvalds lançou o Linux sob uma própria que proibia qualquer uso comercial. Isso foi mudado, um ano depois, para a GNU - General Public License. Essa licença permite a distribuição e até a venda de versões até mesmo modificadas do Linux, mas requer que todas as cópias sejam lançadas dentro da mesma licença e acompanhadas de acesso ao código fonte.
OBS minha: Muitas pessoas ou empresas que compram cópias modificadas do Linux o fazem para trabalhar com aplicações peculiares e precisam de versões projetadas especificamente para esse fim. Ex. Servidor que manipula um tipo muito específico de dados (me corrijam se eu estiver errado).
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Linux
-
Antigamente era possível comprar um cd com Linux nas bancas de jornal.
-
Não confundam software livre com software gratuito. Em inglês, é mais fácil confundir, afinal a palavra "free" significa, ao mesmo tempo, livre e grátis. Para quem quiser saber mais: https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html
-
Assertiva CERTA
Para a surpresa de muitos...
.tapa na cara da sociedade
“Software livre” não significa “não comercial”. Um programa livre deve estar disponível para uso comercial, desenvolvimento comercial e distribuição comercial. Desenvolvimento comercial de software livre deixou de ser incomum; tais software livre comerciais são muito importantes. Você pode ter pago dinheiro por suas cópias de software livre, ou você pode tê-las obtido a custo zero, mas independentemente de como você conseguiu suas cópias, você sempre deve ter a liberdade para copiar e mudar o software, ou mesmo para .
-
CERTO.
É considerado livre qualquer programa que pode ser copiado, usado, modificado e redistribuído de acordo com as necessidades de cada usuário.
Entretanto, nada impede que um desenvolvedor cobre pelas modificações feitas, pois há custos, como em qualquer outra atividade, porém a diferença está na filosofia do software livre, a qual visa o espírito de liberdade, e não o lucro
-
RedHat
-
O LINUX BASEIA-SE NA LICENÇA GPL. VOCÊ NÃO PRECISA PAGAR PARA USAR O SISTEMA OPERACIONAL, MAS, DEPENDENDO DA DISTRIBUIÇÃO - POR EXEMPLO, A RED HAT -, VOCÊ PAGA PELO SUPORTE AO USUÁRIO.