SóProvas


ID
3469531
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que diz respeito a banco de dados, julgue o item.


Em um banco de dados, é necessária a abstração dos dados, de tal forma que o usuário não se importe com a forma como eles estão armazenados.

Alternativas
Comentários
  • Uma camada de abstração de banco de dados é uma interface de programação de aplicações que unifica a comunicação entre uma aplicação de computador e bancos de dados.

    FONTE: wiki

  • CORRETO

    Em um banco de dados, o SGBD realiza o trabalho de abstrair a complexidade de como os dados estão efetivamente armazenados. Ou seja, por exemplo, o usuário não precisa se preocupar em qual trilha e setor do HD está armazenado fisicamente a informação que ele precisa, nem como mover o braço do disco rígido para a posição correta. 

     Além disso, também há níveis de abstração quando falamos em modelos de dados. 

    Podemos considerar modelo de dados como uma descrição formal da estrutura de um banco de dados. 

    No geral, há três classificações de modelos de dados, que permitem a separação em diferentes formas de representação, desde a representação básica dos dados até a implementação física de suas estruturas: 

    Modelo Conceitual: mais alto nível e abstrato, independente de tecnologia e do SGBD que será utilizado,demonstra as relações entre as entidades, suas especializações e seus atributos. 

    Modelo Lógico: um pouco mais detalhado, representando a estrutura de dados de um banco de dados. 

    Modelo Físico: implementação física dos dados e de suas estruturas. 

    Bons estudos...

  • Para o usuário do sistema, realmente não importa como os dados estão armazenados. Dependendo do modelo implementado, o nível de abstração é diferente, mas ele existe para facilitar a organização do banco.

  • GAB.: C

    A partir do sistema SGBD os usuários podem abstrair dos detalhes de armazenamento dos dados e de como as operações sobre esses dados são implementadas.

  • Para o usuário do sistema, realmente não importa como os dados estão armazenados.

    Dependendo do modelo implementado, o nível de abstração é diferente, mas ele existe para facilitar a organização do banco.

    Banco de dados tem por objetivo representar informações e aspectos do mundo real, por isso são chamados de minimundo.

    Tudo o que for dado que precisa ser armazenado, estará no BD.

    Uma camada de abstração de banco de dados é uma interface de programação de aplicações que unifica a comunicação entre uma aplicação de computador e bancos de dados.

    Fonte: Simulado Alfacon

    Complementando:

     As camadas de abstração de banco de dados reduzem a quantidade de trabalho fornecendo uma API consistente para o desenvolvedor e esconde os detalhes do banco de dados atrás desta interface tanto quanto possível.

    Existem muitas camadas de abstração com interfaces diferentes em várias linguagens de programação.

    Se uma aplicação possui tal camada embutida, ela é chamada de agnóstica a banco de dados (database-agnostic).

    Wikipedia.

  • NÍVEIS DE ABSTRAÇÃO:

    — Nível de Visão: Esse é o ponto do BD em que o usuário simples tem acesso às informações. 

    — Nível Conceitual: define os formatos dos dados e também o relacionamento entre eles; 

    — Nível Físico: considerado o nível mais baixo de abstração de dados. Nesse nível é definido a maneira como os dados estão armazenados.

  • Quando uma linguagem de programação é criada, tenta-se trazer o mesmo sentido das falas humanas para a computação. Isso é chamado de nível de abstração. Ou seja, quanto mais a linguagem de programação for parecida com a linguagem humana, um tanto mais abstrata será a linguagem.

    * ABSTRAÇÃO é a subtração de detalhes. Como consequência, podemos concluir que quanto mais abstrato, menos detalhes; e quanto menos abstrato, mais detalhes.

  • Para o usuário do sistema, realmente não importa como os dados estão armazenados. Dependendo do modelo implementado, o nível de abstração é diferente, mas ele existe para facilitar a organização do banco.