SóProvas


ID
347014
Banca
MOVENS
Órgão
IMEP-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca dos Poderes da República, assinale a opção correta
.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A. Errada.

    CR/88, art. 76, § 1º A eleição do Presidente da República importará a do Vice-Presidente com ele registrado. § 2º Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.

     

    LETRA B. Errada.

    CR/88, art. 86. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

     

    LETRA C. Errada.

    CR/88, art. 93, inciso XI - nos tribunais com número superior a vinte e cinco julgadores, poderá ser constituído órgão especial, com o mínimo de onze e o máximo de vinte e cinco membros, para o exercício das atribuições administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do tribunal pleno, provendo-se metade das vagas por antigüidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno.

     

    LETRA D. Certa.

    CR/88, art. 45, § 1º O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados.

  • Corrigindo...

    A) Não serão computados os votos brancos e nem os nulos para a eleição do Presidente da República, que se dá por maioria absoluta.

    B) Na acusação do Presidente da República, por 2/3 da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante:

    -STF => quando infrações penais comuns

    -Senado Federal => quando crime de responsabilidade

    C) O Estatuto do Magistrado será disposto por Lei Complementar, de iniciativa do STF, pelo qual deve se observar dentre os princípios:

    -Tribunais com > 25 julgadores: poderá ser constituído órgão especial (11-25 membros). Este órgão exercerá  atribuições administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do tribunal pleno. Prover metade das vagas por antiguidade e outra metade por eleição pelo tribunal pleno.

    D) GABARITO. Número de deputados é proporcional à população, com limite de 8-70 por unidade de federação.