SóProvas


ID
3472135
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular permite compreender aspectos do jogo como elemento visceral da Educação Física.

Neste sentido, considere os exemplos a seguir.

I. O professor, no contexto da iniciação esportiva, elabora um jogo em que os alunos devem trocar passes (similares ao de handebol) e que, ao mesmo tempo, outros dois alunos tentem interceptar esta troca de passes.

II. O professor, no âmbito do lazer, solicita que cada aluno leve jogos presentes na infância de seus responsáveis. Para tanto, realizam entrevistas para descobrir como o jogo era praticado e, posteriormente, vivenciam conjuntamente o jogo na turma como um todo.


Sobre a diferença entre I e II, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda os diferentes olhares que a educação física pode apresentar dentro de um contexto de prática corporal.


    Na situação I, em que se visa a apresentação, vivência e manutenção da prática esportiva, o jogo torna-se uma ferramenta que proporciona o aprendizado e incorporação do gesto técnico e controle motor de um fundamento técnico realizado por membros superiores bem como os recursos e tomada de decisão quanto a intercepção do passe.
    Por outro lado, na situação II, o sustentáculo do jogo está diretamente relacionado aos próprios elementos culturais que o individuo trás consigo. Assim, a atividade resgata o contexto histórico-cultural do aluno e mantém os laços e sensibilidade das experiências afetivas prévias que serão vivenciadas em sua dimensão conceitual e prática.

    Portanto, a resposta correta é a alternativa D.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Letra D

    Em I, o jogo é ferramenta didático-pedagógica para aprender a técnica de um esporte; em II, o jogo é tratado como conteúdo próprio e é vivenciado em sua dimensão conceitual e prática.