Todos os seres vivos precisam de energia para sobreviver, e a maior fonte dessa energia vem do Sol. A energia solar é aproveitada por organismos fotossintetizantes (plantas, algas e fitoplânctons) que produzem energia (glicose) a partir de matéria inorgânica e são alimento de animais herbívoros, e esses herbívoros são alimento para os carnívoros. O caminho que a energia percorre é chamado de cadeia alimentar, e cada degrau é um nível trófico. Os níveis são classificados como produtor, seres autótrofos fotossintetizantes, consumidor primário, animal herbívoro que se alimenta dos produtores, consumidor secundário, carnívoro que se alimenta dos herbívoros, e os decompositores, que consomem e reciclam a matéria orgânica. A energia captada do Sol não chega ao fim da cadeia, ela vai sendo perdida durante a passagem dos níveis. Então, quanto mais alto o nível trófico, menor é a quantidade de energia disponível. (Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. São Paulo: Moderna, 1991)
Sobre o primeiro nível trófico,
A) realizam a reciclagem de matéria e energia nos ecossistemas. Esses são os decompositores. Incorreta.
B) são os de menor tamanho, pois servem de alimento para organismos maiores. Ser de menor ou maior tamanho não influencia no primeiro nível trófico (são tanto grandes árvores quanto fitoplânctons). Incorreta.
C) têm à sua disposição a menor quantidade de energia, já que essa vai se acumulando ao longo da cadeia. Ao contrário, a energia vai diminuindo ao longo da cadeia, o primeiro nível é o que apresentam maior energia. Incorreta.
D) estão presentes em maior quantidade, pois os organismos do segundo nível precisam de mais alimento para se manterem. O segundo nível precisa de alimento suficiente, e não mais que os demais. Incorreta.
E) produzem matéria orgânica a partir de materiais inorgânicos retirados do ambiente. Retiram matéria inorgânica do ambiente (CO2 e energia solar) para produzir matéria orgânica (glicose e água). Correta.
Gabarito do professor: Letra E.