SóProvas


ID
3472552
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As cadeias alimentares mostram a dinâmica das transferências de materiais e energia entre os diversos organismos de um ecossistema. Como frequentemente um organismo pode se alimentar de mais de um tipo de animal ou planta, as relações alimentares tornam-se complexas, sendo representadas pelas teias alimentares.


Na cadeia alimentar, os organismos que ocupam o primeiro nível trófico

Alternativas
Comentários
  • Cada etapa da cadeia alimentar é chamada de nível trófico. Em um ecossistema, o primeiro nível trófico é representado pelos produtores, que nos ecossistemas terrestres são seres autotróficos fotossintetizantes ou quimiossintetizantes, as plantas e as bactérias do solo, respectivamente.

  • Todos os seres vivos precisam de energia para sobreviver, e a maior fonte dessa energia vem do Sol. A energia solar é aproveitada por organismos fotossintetizantes (plantas, algas e fitoplânctons) que produzem energia (glicose) a partir de matéria inorgânica e são alimento de animais herbívoros, e esses herbívoros são alimento para os carnívoros. O caminho que a energia percorre é chamado de cadeia alimentar, e cada degrau é um nível trófico. Os níveis são classificados como produtor, seres autótrofos fotossintetizantes, consumidor primário, animal herbívoro que se alimenta dos produtores, consumidor secundário, carnívoro que se alimenta dos herbívoros, e os decompositores, que consomem e reciclam a matéria orgânica. A energia captada do Sol não chega ao fim da cadeia, ela vai sendo perdida durante a passagem dos níveis. Então, quanto mais alto o nível trófico, menor é a quantidade de energia disponível. (Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. São Paulo: Moderna, 1991)


    Sobre o primeiro nível trófico,
    A) realizam a reciclagem de matéria e energia nos ecossistemas. Esses são os decompositores. Incorreta.
    B) são os de menor tamanho, pois servem de alimento para organismos maiores. Ser de menor ou maior tamanho não influencia no primeiro nível trófico (são tanto grandes árvores quanto fitoplânctons). Incorreta.
    C) têm à sua disposição a menor quantidade de energia, já que essa vai se acumulando ao longo da cadeia. Ao contrário, a energia vai diminuindo ao longo da cadeia, o primeiro nível é o que apresentam maior energia. Incorreta.
    D) estão presentes em maior quantidade, pois os organismos do segundo nível precisam de mais alimento para se manterem. O segundo nível precisa de alimento suficiente, e não mais que os demais. Incorreta.
    E) produzem matéria orgânica a partir de materiais inorgânicos retirados do ambiente. Retiram matéria inorgânica do ambiente (CO2 e energia solar) para produzir matéria orgânica (glicose e água). Correta.

    Gabarito do professor
    : Letra E.
  • Os organismos produtores são o primeiro nível trófico observado em uma cadeia alimentar. Organismos desse nível são classificados como autotróficos, ou seja, são seres vivos capazes de produzir seu próprio alimento, não sendo necessário alimentar-se de outro ser vivo.

    APMBB!!!

  • A principal característica dos níveis tróficos é sua capacidade de transferência de energia e de matéria orgânica numa determinada cadeia alimentar. Este processo sempre tem início nos seres autotróficos (fonte primária e exclusiva de energia num ecossistema) e segue para os níveis tróficos superiores. Parte da energia produzida é consumida em cada nível trófico (até 90% da energia produzida), e quanto maior a proximidade entre os consumidores e o organismo que inicia a cadeia alimentar, maior a disponibilidade de energia.

    O primeiro nível trófico é formado obrigatoriamente pelos seres autotróficos, os quais são capazes de produzir o seu próprio alimento ao sintetizar matéria orgânica ao fixar a energia luminosa sob forma de energia química.