SóProvas


ID
3472558
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Difícil imaginar que o mico-de-cheiro e o sagui-estrela representem perigo a animais e plantas que vivem ao seu redor. Mas eles e outras 11 mil espécies, quando fora de seu habitat, representam a segunda maior ameaça à biodiversidade mundial, segundo um relatório da ONU.

Adaptado de O Globo, 25/05/2010.


As espécies de seres vivos introduzidas em um ecossistema ao qual não pertencem originalmente, são conhecidas na Ecologia como

Alternativas
Comentários
  • Um dos fatores do desequilíbrio ecológico são as alterações que ocorrem na comunidade biótica. O equilíbrio de um ecossistema depende da adaptação entre populações e delas com o meio ambiente. Quando espécies que não pertencem a um determinado ecossistema equilibrado são introduzidas, há um comprometimento da estabilidade de toda a comunidade. Como essas espécies são novas, consideradas como exóticas ou invasoras na ecologia, e não possuem predadores naturais, elas causam uma mudança no ecossistema, aumentando ou diminuindo níveis da cadeia alimentar, com isso, pode diminuir o aporte de alimento para certas populações ou comunidades, levando-os à extinção. Conforme citados na questão, o mico-de-cheiro e o sagui-estrela são exemplos de novas espécies (exóticas) em um ecossistema já existente, podendo causar problemas de grandes proporções por conta de uma invasão biológica. (Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. São Paulo: Moderna, 1991)


    Analisando as alternativas sobre espécies de seres vivos introduzidas em um ecossistema ao qual não pertencem originalmente, são conhecidas como:
    a) exóticas. Elas interferem diretamente nas cadeias alimentares, podendo levar espécies nativas à extinção. Interfere diretamente na quantidade de alimento disponível nos níveis tróficos. Correta.
    b) predadoras. Elas reduzem a competição entre todas as espécies que fazem parte das cadeias alimentares em que estão inseridas. Essas espécies normalmente são as de maior nível trófico, não sendo conceito de nova espécie no ecossistema. Incorreta.
    c) extravagantes. Elas reduzem a competição entre todas as espécies que fazem parte das cadeias alimentares em que estão inseridas. Algumas espécies podem ser consideradas de aparência ou comportamento extravagantes, mas não há conceito em ecologia sobre esse termo. Incorreta.
    d) saqueadoras. Elas interferem diretamente nas cadeias alimentares, podendo levar espécies nativas à extinção. Interferem, porém não são conhecidas em ecologia como saqueadoras. Incorreta.
    e) invasoras. Elas reduzem a competição entre todas as espécies que fazem parte das cadeias alimentares em que estão inseridas. São consideradas invasoras, mas interferem na cadeia alimentar, não diminuem a competição entre espécies. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra A.
  • Espécie Exótica, toda espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural, isto é, que não é originária de um determinado local.

  • Espécies exóticas invasoras são todas aquelas que estão fora de sua área natural. Elas proliferam sem controle e ameaçam o equilíbrio dos ecossistemas e das espécies nativas, pois passam a transformar o ambiente a seu favor, representando riscos, inclusive, às pessoas.