SóProvas


ID
3472564
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os fluxos imigratórios que chegaram ao Brasil na Primeira República foram os mais expressivos do período que se estende do século XIX ao XX: entre 1889 e 1930 ingressaram no país mais de 3,5 milhões de estrangeiros, o que corresponde a 65% do total de imigrados entre 1822 e 1960.

BIONDI, Luigi, Imigração, https://cpdoc.fgv.br


A respeito do impacto dos fluxos imigratórios para a história social e econômica brasileira na Primeira República, analise as afirmativas a seguir.

I. A política imigratória seguiu a economia brasileira do período, agroexportadora e com uma industrialização incipiente, razão pela qual predominou a inserção rural dos imigrantes.

II. A inserção urbana dos imigrantes foi marcante nas Regiões Norte e Nordeste, onde os estrangeiros contribuíram para a introdução de novas técnicas agrícolas e para a mecanização da agricultura.

III. A política imigratória procurava atender aos interesses da cafeicultura paulista que pretendia resolver a escassez de mão de obra com a chegada de trabalhadores europeus.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • " (...) a imigração no Brasil foi caracterizada por uma inserção prevalente de tipo rural, espelhando uma política imigratória pautada na economia brasileira de então, particularmente voltada para a agroexportação e com um processo de industrialização incipiente, menos enraizado que o argentino e estadunidense. "

    " (...) O estado de São Paulo foi a principal região de atração de imigrantes no Brasil (57% do total dos estrangeiros entrados no país)... Na região Sudeste, além do estado de São Paulo e bem distanciados deste, foram o Distrito Federal e o estado do Rio de Janeiro que atraíram o maior número de imigrantes, destacando-se sobretudo a imigração urbana para a capital federal" [ na região Norte e Nordeste a inserção de estrangeiros foi mais no meio urbano]

    "(...)Principalmente, duas ordens de motivos levaram a abrir o país para receber contingentes de imigrantes: uma política eugenética de europeização da população e a necessidade de disponibilidade maciça de mão de obra para uma expansão rápida de um dos principais setores da agroexportação, o café."

    fonte: cpdoc.fgv.br/primeira-republica/imigração.pdf

  • A política imigratória visava arregimentar mão de obra livre para trabalhar nas lavouras de café, na região do estado de São Paulo. A maioria dos imigrantes – europeus via de regra, foram direcionados para a região rural. Porém alguns ficaram nas regiões urbanas contribuindo para a formação do operariado brasileiro. Ou conseguiam migrar do campo para as cidades. É preciso ressaltar que tais imigrantes eram  quase sempre mão de obra urbana excedente em seus países de origem. 

    São apresentadas 3 afirmativas e a questão pede que sejam assinaladas aquelas que apontam ideias corretas acerca da imigração para o Brasil.
    I - CORRETA – A economia brasileira era de base primária e agroexportadora então os imigrantes que chegaram principalmente à região Sudeste foram redirecionados para as plantações de café.

    II - INCORRETA – A inserção de estrangeiros na Região Norte e Nordeste foi quase exclusivamente urbana e estava relacionada à industrialização ainda que incipiente. Por isso tais regiões não têm, no século XIX e início do século XX, uma fixação significativa de estrangeiros, apesar da exploração da borracha na Amazônia na virada do século XIX para o XX. Mas, ocorria também uma imigração indireta depois que o imigrante trabalhava na região rural ele migrava para os centros urbanos que possuíam uma maior possibilidade de ascensão social.

    III - CORRETA – Desde a aprovação do Bill Aberdeen, na Inglaterra, que abolia o tráfico internacional de escravos e, com as leis abolicionistas internas, o braço escravo ficou cada vez mais caro. Os cafeicultores iniciaram a transição da utilização de mão de obra escrava para uma mão de obra livre. A política imigratória trazia trabalhadores para resolver esta escassez.

     Fica mais correto colocar apenas “livre". Para esta questão ser respondida é necessário o conhecimento prévio das políticas imigratórias e a questão de escassez de mão de obra para a cafeicultura em crescimento, na segunda metade do século XIX.

    O comando da questão pede que sejam escolhidas as alternativas corretas.

    A) INCORRETA – A alternativa I não é falsa.
    B) INCORRETA – A afirmativa I não é falsa e a afirmativa II é.
    C) CORRETA – As afirmativas I e III são verdadeiras.
    D) INCORRETA – A afirmativa II é falsa e a afirmativa III é verdadeira, apenas.
    E) INCORRETA – A Afirmativa I e III são verdadeiras e a afirmativa II é falsa.

    RESPOSTA: C
  • GABARITO - C

  • foram os motivos para a imigração na primeira república.

    • Escassez de mão de obra, com a vindoura abolição da escravidão, não teria quem trabalhar na cafeicultura.
    • Politica de Embranquecimento ( triste isso)
    • A parte politica incipiente de industrialização sendo um grande chamariz para grandes empresários italiano , como Matarazzo , e trabalhadores.
    • PREENCHER A PARTE MERIDIONAL DO BRASIL

    LETRA C

    APMBB