-
JK --> Era ligado ao Getulismo,porém com uma linha de raciocínio diferente;
objetivo era desenvolver o Brasil-industrializção e desenvolvimento.
Lançou o"plano metas" prometia desenvolver o país a 50 anos em 5
PRINCIPAIS METAS: Energia, transporte, indústria, saúde e educação.
Realizou uma abertura de capital,retirando barreiras alfandegárias e protecionistas,investiu na infraestrutura construindo rodovias que integravam o Brasil e usinas hidrelétricas.
Construção de Brasília, a decisão de mudar de capital foi:
integrar o país contra invasões estrangeiras
centralizar administração pública
levar o desenvolvimento ao interior
-
Qual é o erro da alternativa C
-
Dollynho Concurseiro, acredito que alternativa C está incorreta, pq ele restringiu apenas a energia, sendo que o Plano de metas está vinculados, a Energia, saúde,Transporte, indústria e educação.
-
Gabarito letra A
O desenvolvimentismo econômico que o Brasil viveu durante o mandato de JK priorizou o investimento nos setores de transportes e energia, na indústria de base (bens de consumos duráveis e não duráveis), na substituição de importações, destacando a ascensão da indústria automobilística, e na Educação. Para JK e seu governo, o Brasil iria diminuir a desigualdade social gerando riquezas e desenvolvendo a industrialização e consequentemente fortalecendo a economia. Sendo assim, estava lançado seu Plano de Metas: “o Brasil iria desenvolver 50 anos em 5”.
Fonte: site Brasil Escola
-
(... ) A meta de mecanização da agricultura, por exemplo, indicava a necessidade de fabricação de tratores, prevista na meta da indústria automobilística.
Para os analistas da época, o Brasil vinha passando, desde a década de 1930, por um processo de substituição de importações não-planejado, e a falta de planejamento seria a causa dos constantes desequilíbrios no balanço de pagamentos. O Plano de Metas pretendia suprir essa falta. A introdução de uma meta de consolidação da indústria automobilística no país tinha como objetivo, entre outras coisas, a redução planejada e gradativa da importação de veículos.(...)
-
(...) A meta de mecanização da agricultura, por exemplo, indicava a necessidade de fabricação de tratores, prevista na meta da indústria automobilística.
Para os analistas da época, o Brasil vinha passando, desde a década de 1930, por um processo de substituição de importações não-planejado, e a falta de planejamento seria a causa dos constantes desequilíbrios no balanço de pagamentos. O Plano de Metas pretendia suprir essa falta. A introdução de uma meta de consolidação da indústria automobilística no país tinha como objetivo, entre outras coisas, a redução planejada e gradativa da importação de veículos.(...)
-
Questão passível de anulação.
-
O governo de Juscelino Kubistchek , de 1951 a 1956 , teve como slogan “50 anos em 5" . Para isso foi baseado na política do Nacional Desenvolvimentismo.
O governo JK propôs o Plano de Metas que era um conjunto de ações que visava desenvolver as indústrias de base e energia com capital estatal. O capital internacional privado seria direcionado para os setores de alta tecnologia . Ao capital nacional caberia a função de desenvolver indústrias de baixa tecnologia mas, com grande utilização de mão de obra.
Estas políticas tinham por objetivo levar adiante progresso da industrialização brasileira.
Para solucionar a questão precisa-se de conhecimento acerca do Plano de Metas e da política econômica do governo de Juscelino.
A) CORRETA – A construção e desenvolvimento das indústrias de base e de energias possibilitou a criação e o desenvolvimento da indústria automobilística.
B) INCORRETA – A expansão das indústrias de base e de transportes foi financiada por investimentos essencialmente públicos. Privados no setor de transportes.
C) INCORRETA - O Plano de metas desenvolveu setores estratégicos, que receberam quase a totalidade de recursos como: energia, transportes e indústrias de base.
D) INCORRETA – A campanha o “Petróleo é nosso" e a criação da Petrobrás aconteceram no segundo governo de Getúlio Vargas (1951-1954).A fundação da Petrobrás data de 1954
E) INCORRETA – A construção de Brasília não integrava nenhum dos cinco setores do Plano de Metas. Portanto, ela não foi construída a partir da lógica de estímulo à industrialização do Centro-oeste. A localização e construção da nova capital atendeu, acima de tudo, às necessidades estratégicas e de povoamento
RESPOSTA: A
-
FAMOSO J. CARRO
-
Queria saber o erro da letra E.
Ao assumir a Presidência, em janeiro de 1956, Juscelino tratou logo de implementar seu Plano de Metas. Com seu lema “cinquenta anos em cinco”, Juscelino levou o Brasil a diversas transformações. As principais obras de grande repercussão interna e mesmo internacional foram:
A fundação de Brasília, a nova capital do país, considerada a meta síntese do governo JK. A localização no planalto Central, em goiás, era estratégica, pois criaria um polo dinâmico no interior do país.
-
"A indústria automobilística nacional foi consolidada,"
Pode-se dizer que ela foi realmente consolidada? Sem falar que as demais alternativas estão bem duvidosas...
-
Alguém sabe por que a E tá errada?
-
JK teve seu madato entre (1956 - 1961).. to pagando pra ler coisa errada agora, pronto..
-
questão "E" A construção de Brasília no Planalto Central promoveu a ocupação e a industrialização acelerada da região.
Houve uma ocupação do território, mas não uma instrutrialização acelerada. Sendo a região centro oeste, goiás sobretudo, nas décadas de 60, até meados da década 70, "fronteira agrícola" e integrantes da "Revolução verde" no Brasil. Períodos marcados pela mecanização do campo e êxodo rural.
-
Na onde que houve indústria automobilística NACIONAIS?
As empresas que vieram para cá não eram NACIONAIS, nem hoje são ou a FiAT, Volkswagen, Ford, Toyota e afins são nacionais? JK abriu o capital do país para que as fábricas dessas multinacionais estrangeiras se instalassem a fim de produzir seus carros aqui, tomando praticamente todo o mercado interno. Com as fábricas dessas multinacionais estrangeiras aqui, agora não precisávamos mais importar os carros. Isso não significa que o país virou dono dessas empresas estrangeiras. pqp. Questão mal elaborada.
Gabarito A
-
Letra A porque a transferência de parques industriais de multinacionais automobilísticas para o país possibilitou que o Brasil diminuísse significativamente a importação de veículos.
Erro da B: Foi financiada pelo Estado através de empréstimos e pelo capital internacional que investiu em indústrias no país.
Erro da C: O plano de metas promoveu o desenvolvimento de infraestrutura de transporte e energia e não de serviços.
Erro D: A campanha “O petróleo é nosso” ocorreu durante o governo de Getúlio Vargas (1951-1954).
Erro E: A ocupação foi acelerada, mas a industrialização da região ocorreu de maneira lenta a partir da década de 1980.
GRAN
LETRA A