A - computação em nuvem permite que a preocupação com segurança deixe de existir. (Nunca a segurança deverá deixar de existir. )
B - Existem empresas especializadas em disponibilizar serviços em nuvem. ( GABARITO )
C - A computação em nuvem permite o armazenamento de dados com capacidade infinita, sem alterar o valor cobrado pelo serviço. ( O valor é alterado conforme demanda do cliente. )
D - A qualidade de serviços de computação em nuvem não depende da qualidade da conexão. (Depende sim, pois se a internet do cliente for lenta, o acesso aos arquivos ficará comprometido não por culpa da "Nuvem" e sim da internet utilizada)
E - Não existem softwares para serem instalados localmente, tendo em vista que a computação em nuvem visa à descentralização geográfica. (Sim, é necessário software localmente, nem que seja o próprio sistema operacional.)
Segundo o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST), “Computação em Nuvem é um modelo para acesso conveniente, sob demanda, e de qualquer localização, a uma rede compartilhada de recursos de computação (isto é, redes, servidores, armazenamento, aplicativos e serviços) que possam ser prontamente disponibilizados e liberados com um esforço mínimo de gestão ou de interação com o provedor de serviços”.
Este modelo de nuvem é composto de cinco características essenciais:
a) Autoatendimento sob demanda - Um consumidor pode unilateralmente dispor de capacidades de computação, tais como tempo de servidor e armazenamento em rede, conforme necessário, automaticamente, sem a necessidade de interação humana com cada prestador de serviço.
b) Amplo acesso à rede - Recursos são disponibilizados através da rede e acessados por meio de mecanismos-padrão que promovam o uso por plataformas-cliente heterogêneas com qualquer capacidade de processamento (por exemplo, telefones celulares, tablets, notebooks e estações de trabalho).
c) Agrupamento (pooling) de recursos - Os recursos de computação do provedor são agrupados para atender múltiplos consumidores através de um modelo multi-inquilino, com diferentes recursos físicos e virtuais atribuídos dinamicamente e redesignados novamente de acordo com a demanda do consumidor. Exemplos de recursos incluem armazenamento, processamento, memória e largura de banda de rede.
d) Elasticidade rápida - Capacidades podem ser elasticamente provisionadas e liberadas, em alguns casos automaticamente, para se ajustar à escala, crescente ou decrescente, compatível com a demanda.
e) Medição do serviço - Sistemas em nuvem controlam e otimizam automaticamente o uso dos recursos, aproveitando uma capacidade de medição em algum nível de abstração apropriado para o tipo de serviço (por exemplo, contas de armazenamento, processamento, largura de banda e usuário ativo).
Fonte: Estratégia concursos.