A questão explora o tema da pandemia decorrente do coronavírus. Tenha cuidado: o coronavírus é uma grande família viral descobertos na década de 1960. Recebem esse nome por causa de pequenos espinhos que possuem na superfície, que lembram uma coroa. São transmitidos entre os animais e pessoas, causando infecções respiratórias em ambos. Uma variação do coronavírus é o SARS-CoV-2, que causa a doença Doença Covid-19.
Feita essas considerações, vejamos as alternativas:
A) Afirmativa equivocada. O novo corona vírus vitimou muito mais. O SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) iniciou na China (2002 e 2003), com quase 800 mortes, afetando 37 países. Ao passo que o novo corona vírus, segundo a Universidade Johns Hopkins, vitimou mais de 200 mil pessoas no mundo.
B) Afirmativa igualmente equivocada, possuindo dois erros: o país que mais registra mortes continua sendo os Estados Unidos, com 39.095, e segundo especialistas, é de origem chinesa.
C) Afirmativa equivocada: estudos são realizados, entretanto, ainda são de caráter superficial, ou seja, ainda não é conhecida. Outra, os sintomas são diferentes do resfriado.
D) Afirmativa equivocada: ainda não há vacina.
E) Afirmativa equivocada: OMS não fez essa declaração e não há sustentação a ausencia de variações genéticas.
Não existe gabarito. Questão anulada.