SóProvas


ID
3476014
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Padrões de Projeto possibilitam retrabalhar os códigos antigos reduzindo problemas anteriormente, pois nos dizem como resolver problemas. Supomos que Pedro foi contratado para desenvolver um software para uma estação meteorológica que deve fornecer os dados de temperatura, umidade e pressão para outras classes que são responsáveis para apresentar dados aos usuários, apresentar dados em tela e realizar cálculos com dados meteorológicos. Essas classes precisam saber quando os valores aferidos pela estação forem alterados. Assinale a alternativa que apresenta o Padrão de Projeto correto a ser usado nesse caso para avisar as demais classes sobre a mudança de estados de um objeto.

Alternativas
Comentários
  • OBSERVER

    O padrão Observer permite que objetos interessados sejam avisados da mudança de estado ou outros eventos ocorrendo em um outro objeto.

    Fonte:http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/map/html/arqu/observer.htm

  • A questão pede conceitos acerca dos padrões comportamentais, principalmente, portanto, excluamos os padrões criacionais (Builder, Singleton) e padrões estruturais (Adapter, Brdige). Resta-nos apenas o Observer. Vamos entender melhor qual o objetivo deste padrão.

    O Observer traz a ideia de subscriber/publisher, ou seja, um mecanismo de assinatura para notificar múltiplos objetos sobre quaisquer eventos que aconteçam com o objeto que eles estão observando. Uma relação de um para muitos.