SóProvas


ID
3478675
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analisando propostas de ensino, Travaglia (2003) observa que uma delas “abre espaço para o professor levar o aluno a descobrir que pode haver formas verbais usadas sem marcação/indicação de tempo, formas que indicam onitemporalidade, passado até o presente ou presente para o futuro”, conforme comprovam os enunciados, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Viver é perigoso. / José Ricardo é muito esperto. / Os estudiosos vinham avisando sobre os perigos do rompimento da barragem. / Vocês vão estudando o texto até entender

  • GABARITO: E

    Vamos lá:

    Devemos encontrar no texto:

    → formas verbais usadas:

    1. sem marcação/indicação de tempo;
    2. formas que indicam onitemporalidade;
    3. formas que indicam passado até o presente; e
    4. Formas que indicam do presente para o futuro

    Fica claro, quando eliminamos as alternativas, que a resposta está na alternativa E. Veja:

    1- sem marcação/indicação de tempo; → Viver é perigoso. → Não marca o tempo, pois o tempo verbal é o infinitivo.

    2- formas que indicam onitemporalidade; → José Ricardo é muito esperto. → Também não marca o tempo. Indica uma característica de José (que ele é muito esperto).

    3- formas que indicam passado até o presente → Os estudiosos vinham avisando sobre os perigos do rompimento da barragem. → Percebe-se que eles, desde o passado até hoje, avisavam sobre os perigos do rompimento da barragem.

    4- Formas que indicam do presente para o futuro → Vocês vão estudando o texto até entender. Entendemos que, quando começamos a estudar hoje, entenderemos o texto. A ação se prolonga ao futuro.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)