GRUPO A: resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção.
Grupo B: resíduos contendo produtos químicos que apresentam periculosidade à saúde pública ou ao meio ambiente.
GRUPO C: qualquer material que contenha radionuclídeo, proveniente de laboratórios de análises clínicas, serviços de medicina nuclear e radioterapia. Não será abordado nesta matéria, pelo fato de ter pouca abrangência nos serviços odontológicos.
GRUPO D: resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.
GRUPO E: materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como: lâminas de bisturi, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; ponteiras de micropipetas; lâminas e lamínulas; espátulas; e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório (pipetas, tubos de coleta sanguínea e placas de Petri) e outros similares.
Grupo A1: Saco branco leitoso com o símbolo correspondente
A2:sacos vermelhos contendo símbolo de risco infectante
A3:sacos vermelhos contendo símbolo de risco infectante
A4: Saco branco leitoso com o símbolo correspondente
A5: em 2 sacos vermelhos (um dentro de outro) contendo símbolo de risco infectante.
Grupo B: Se for um líquido de preferencia na embalagem original, mas se não é possível deverá colocar em recipientes levando em conta a incompatibilidade química dos materiais, para evitar acidentes.
Grupo C: Radioatividade
Grupo D: Coleta a cargo do setor público a coleta dos mesmos
Grupo E: Devem ser armazenados em caixas laranja - embalagens estanques, resistentes a punctura, ruptura, vazamento e devidamente identificado através do símbolo de risco correspondente.